Entramos na Onda Amarela. Mas, cuidado!

Depois de muito tempo finalmente a região Triângulo Sul, onde Frutal está incluída, avançou para a Onda Amarela. A última das regiões a avançar devido ao alto número de casos registrados ao longo do último mês, bem como ocupação de leitos de UTI. O avanço para a Onda Amarela, é um alento, mas ao mesmo tempo, um perigo.
Um perigo porque se já na Onda Vermelha víamos pouco respeito às medidas sanitárias, a sensação de tudo estar melhorando pode piorar a situação da doença pela região e, em especial, em Frutal. Boa parte do sucesso até o momento vem em decorrência da vacinação que, daqui ou dali, está chegando à população (mesmo que devagar).
Porém, a falta de cuidados básicos é preocupante e aquela sensação de que tudo está “normal”, é de deixar os cabelos em pé. Isso porque já temos registro da transmissão comunitária da variante Delta, mais contagiosa, com sintomas diferentes e igualmente preocupante. E a variante só vai avançando justamente pela falta dos cuidados básicos, que permite ao vírus inúmeras recombinações conforme vai circulando de um organismo para o outro.
Então, diante dessa Onda Amarela, o que posso esperar da nossa população – e de toda região – é que possam ter consciência de que a doença não foi vencida e que ainda temos um caminho longo para voltar ao totalmente normal. Desfrutemos desse momento de “alento”, mas não baixemos a guarda de cuidados simples, como lavar as mãos e usar a máscara. São coisas tão simples, tão comuns, mas que salvam muitas vidas, sem dúvida nenhuma.
Bom final de semana a todos! Que todos fiquemos protegidos!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: