Uberlândia: Estelionatários tentam compensar cheque de R$300 mil da Câmara de Uberlândia

Um estelionatário tentou compensar um cheque falso no valor de R$ 300 mil na conta da Câmara Municipal de Uberlândia, na última segunda-feira (15). O golpe foi percebido pelo banco onde o legislativo municipal tem conta e a ordem de pagamento não foi autorizada, evitando prejuízo à Câmara. O cheque foi depositado em uma agência bancária na cidade de São Paulo.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência, feito na quarta-feira (17), pelo diretor do Departamento de Finanças da Câmara de Uberlândia José Humberto da Silva, ao verificar o fato no extrato bancário, e por desconhecer o pagamento, foi identificado que se tratava de uma folha de cheque falsa.
A primeira identificação da falsidade foi percebida na assinatura do cheque que não era de nenhuma pessoa autorizada para assinar. Também foi percebido que a numeração da folha era superior a última utilizada, portanto não correspondia à sequência. Também foi observado que o pagamento estaria sendo feito a um credor desconhecido do Legislativo.
Outro fato que chamou a atenção foi que o cheque estaria sendo usado no pagamento de insumos para tratamento da Covid-19, mais especificamente para a compra de cápsulas respiratórias. Segundo José Humberto da Silva, a Câmara não realizou tal compra.
“Quando o cheque entrou na compensação e o banco viu que era cheque fraudado, a própria compensação já providenciou a devolução dele, não chegou a sair dinheiro e o cheque não foi compensado, até porque não tinha dinheiro [referente ao valor do cheque] na conta”, disse.
A folha de cheque falsificada continha o CNPJ da Câmara Municipal de Uberlândia e os dados reais da agência bancária utilizada pela instituição. A Polícia Civil abriu investigação e a Caixa Econômica informou que está apurando o caso.
Fonte: G1/Triângulo

#blogdoportari #noticia #frutal #região #plantão #24hsdenoticia

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: