UEMG define distribuição de vagas para cursos em 2021

Estão definidas para o ano de 2021 as formas de ingresso de novos alunos nos cursos de graduação presenciais da Universidade do Estado de Minas Gerais: as notas obtidas no ENEM (de 2018 a 2020) e o SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Enquanto somente vagas de ampla concorrência serão oferecidas pelo SiSU, o sistema de seleção próprio da UEMG que utiliza o ENEM será a alternativa para quem deseja concorrer também pelo sistema de reserva de vagas.

Nesta modalidade de participação, após a conclusão período de inscrição, o sistema próprio da UEMG, que possui comunicação com o banco de dados do Ministério da Educação, considerará automaticamente a maior nota do ENEM disponível entre os anos de 2018 e 2020 para classificar automaticamente os candidatos.

A distribuição total de vagas para o próximo ano ocorrerá da seguinte forma:

I – 25% das vagas para candidatos do SiSU(somente ampla concorrência); 
II – 75% das vagas para candidatos inscritos pelo ENEM, sendo distribuídos da seguinte forma: 
a) 5% destinados ao ENEM/AMPLA CONCORRÊNCIA; 
b) 20% destinado ao ENEM/REGIONALIZADO; 
c) 50% destinados ao ENEM/PROCAN(Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos).

Entendendo as categorias

Quando o candidato for utilizar suas notas do ENEM para entrar na UEMG, ele preencherá sua inscrição e poderá,nesse momento, optar por concorrer a vagas com candidatos que tenham um perfil socioeconômico mais próximo de sua própria realidade.

Assim, 70% de todas as vagas da instituição estão reservadas para essa finalidade, contemplando desde quem mora nas regiões nas quais a UEMG está presente (ENEM/Regionalizado), até povos de origem indígena, quilombola e cigana (ENEM/PROCAN).

Para tanto, além da própria inscrição, os candidatos deverão encaminhar em formato digital uma série de documentos, que são indicados em edital e são específicos, dependendo da subcategoria para a qual for se inscrever.

Para concorrer pelo ENEM regionalizado, por exemplo,o candidato deverá enviardocumentos que comprovam tanto sua residência no município em que a UEMG oferece o curso, quanto ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas estaduais e municipais.

Já para quem pretende concorrer pelo PROCAN, também será necessário enviar documentação específica para comprovação de seu pertencimento a uma das cinco subcategorias: 


  1. I) Negros, egressos de escola pública e de baixa renda (21% das vagas); 
    II) Quilombolas, egressos de escola pública (3 %); 
    III) Indígenas, egressos de escola pública e de baixa renda (3%); 
    IV) Ciganos, egressos de escola pública e de baixa renda (2%); 
    V) Demais egressos de escola pública e de baixa renda (16%); 
    VI) Candidatos com deficiência (5%)

Os documentos comprobatórios correspondentes a cada subcategoria estarão listados em edital específico que a UEMG deverá publicar ainda durante o mês de janeiro.

Cursos das áreas de artes

Tradicionalmente, as graduações de artes na UEMG necessitam da realização de uma etapa complementar à verificação de notas do ENEM para o ingresso de novos estudantes: as provas de habilidades específicas.

Esses cursos são atualmente oferecidos em Belo Horizonte, pela Escola de Música e pela Escola Guignard.

Entretanto, devido às questões logísticas provocadas pela pandemia no novo coronavírus (Sars-Covid-19), apenas a Escola de Música manterá a etapa adicional, com provas de habilidades específicas, cujos detalhes igualmente constarãoem edital específico a ser divulgado pela instituição de ensino superior.

Novos cursos

O Conselho Universitário da UEMG aprovou a abertura de vagas já para o ano que vem de três novas graduações: Engenharia Mecânica, em João Monlevade e Engenharia de Produção e Engenharia de Alimentos, ambos no município de Frutal. Todos os cursos seguirão o mesmo padrão de seleção de turmas das demais graduações.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: