Arquidiocese de Uberaba abre processo de beatificação e canonização do Frei Gabriel de Frazzanò

A Arquidiocese de Uberaba publicou um edital para dar início ao processo de beatificação e canonização do Frei Gabriel de Frazzanò, frade capuchinho italiano que se dedicou a várias obras sociais e religiosas em Minas Gerais e morreu em Frutal em 1973. Esta é a primeira vez que este tipo de processo corre dentro da Arquidiocese.

O documento foi publicado no dia 23 de novembro, depois que o arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, recebeu do Frei Carlo Calloni, postulador-geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, o Libelo de Demanda solicitando o início da Causa de Beatificação e Canonização do Frei Gabriel e do processo diocesano sobre a vida, as virtudes heroicas e a fama de santidade do frade.

Para ajudar neste processo, Dom Paulo convidou todos os fiéis e interessados a fornecerem toda e qualquer notícia útil referente à causa que seja de caráter pessoal ou privado. Documentos, cartas e outros materiais podem ser enviados para a Cúria Metropolitana de Uberaba, que fica na Praça Dom Eduardo, nº 56, Bairro Mercês, CEP 38.060-280.

Frei Gabriel de Frazzanò

Conhecido como “Irmão de Todos”, Frei Gabriel foi um missionário que se dedicou a várias obras sociais e religiosas. Nasceu em 1907 como Antônio Machi, na cidade chamada Frazzanó, na Itália, e iniciou a vida religiosa em 1923.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Chegou ao Brasil em outubro de 1936. Em Minas Gerais, sua primeira fraternidade foi em Carmo do Paranaíba, onde foi idealizador e iniciador, em 15 de agosto de 1946, da construção da igreja de São Francisco de Assis.

Depois, foi para Uberaba, onde trabalhou ativamente para a construção das igrejas de Santa Teresinha e São Judas Tadeu. Também promoveu todos os anos o Natal dos Pobres, chegando, em 1955, a distribuir grande quantidade de gêneros alimentícios para inúmeras famílias uberabenses.

Além do Carmo do Paranaíba e Uberaba, Frei Gabriel morou em algumas cidades mineiras construindo algumas igrejas e trabalhando na assistência dos enfermos e pobres.

Porém, foi em Frutal, onde chegou em 1957, que o frade capuchinho fortaleceu os trabalhos de missionário: construiu a igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo, a Casa Paroquial, a Igreja Nossa Senhora Aparecida, o Asilo Pio XII e a capela, a Casa da Criança e a Santa Casa de Misericórdia com a Capela e a Casa das Irmãs.

Após uma viagem à terra natal, Frei Gabriel passou alguns dias internado no hospital que ele mesmo fundou e faleceu em 17 de abril de 1973, aos 66 anos de idade.

Em Uberaba, foi homenageado em 1986, com o nome na Creche Frei Gabriel de Frazzanó, no Bairro Jardim Espírito Santo.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: