Gomes da Silva vence etapa regional da Olimpíada Empreendedora do SEBRAE

A escola municipal Gomes da Silva conquistou um feito inédito ao vencer na quinta-feira (03), a etapa regional da Olimpíada Empreendedora promovida pelo SEBRAE Minas com o tema “Qual digital vai deixar no mundo?”. Em Frutal, a escola foi a única a inscrever 10 alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, de seis a sete anos, que agora vão disputar a competição em nível estadual.

A supervisora Lilian Fernanda da Silva Souza informa que a Olímpiada tem como objetivo incentivar o pensamento crítico e criativo e o empreendedorismo nos alunos, a partir de um problema que a comunidade escolar esteja passando em busca de uma solução digital. “O projeto consiste na rede de pais solidários por meio do sistema Web em que a pessoa solicita ajuda a um voluntário que irá auxiliá-la seja na execução das tarefas dos filhos, buscando material escolar, entre outras ações”, explica.

De acordo com a professora responsável pela iniciativa, Elizete de Fátima Fagundes Leonel, a vitória da escola nesta primeira fase se deve à dedicação e ao apoio da Secretaria de Educação, diretoria, pais e alunos que abraçaram e se envolveram no projeto. Segundo ela, a escola concorreu na Categoria 1 na apresentação em forma de vídeo do projeto do sistema Web feita por alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que estão concorrendo à fase estadual com equipes do Triângulo Mineiro, Alto do Paranaíba e da região do Vale do Aço. “A grande final será na segunda-feira com a apresentação dos alunos do Gomes via online para a equipe avaliadora da Olímpiada. As crianças estão preparadas e acredito em mais um resultado positivo para Frutal”, afirma.

A diretora Maria do Rosário Peito Macedo Batista, diz que o Gomes da Silva, por meio da Olímpiada Empreendedora do SEBRAE, transformou a prática pedagógica com criatividade de maneira a modificar para melhor a comunidade escolar. “Estamos muito orgulhosos por este feito e por poder representar nossa cidade nesta competição educacional”, destaca.  

Segundo a analista do SEBRAE Minas, Leliane Petrocelli, a Olímpiada foi a forma encontrada pelo órgão para criar uma alternativa de capacitar e preparar os pais para lidarem com ferramentas digitais a serem usadas na educação  e na gestão do SEBRAE. Já a mãe de uma das alunas participantes, Paula Angélica Santana, diz que a Olimpíada tem ajudado e transformado a vida de pais com dificuldades no acesso ao mundo digital.

A secretária de Educação, Gabriela Mello, também comemorou a conquista do Gomes da Silva ao afirmar que: “Nós da Secretaria estamos muito felizes com o excelente resultado dos alunos e professora criadores de um projeto que envolve amor, empatia e aprendizado. Parabéns a todos os envolvidos, em especial aos pais que se uniram e acreditaram que podiam formar uma corrente de apoio e fortaleceram o vínculo família entre família e escola, ajudando o próximo”, ressalta.  

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: