Concluída centralização de testes imunohematológicos de doadores de sangue

Amostras estão armazenadas em um banco único, em Belo Horizonte; projeto permite a uniformização do processo

Governo de Minas finalizou, na primeira semana de setembro, o projeto estratégico de Centralização dos Testes Imunohematológicos dos doadores de sangue. A iniciativa tem como objetivo centralizar, na capital mineira, os testes imunohematológicos de todos os doadores do estado. 

Um dos benefícios da centralização é que possibilita a otimização de recursos humanos, tecnológico e financeiro, além de simplificar os processos e realocar os servidores nas Unidades Regionais. Além disso, permite a uniformização do processo com um importante ganho de segurança e qualidade. A última unidade, que teve seus testes centralizados, foi o Hemocentro de Juiz de Fora.

Fundação Hemominas responde pelo projeto. Segundo a presidente da fundação, Júnia Cioffi, a centralização é importante, não só pela economia em recursos humanos e insumos, mas também pelo aumento na qualidade dos testes. “A equipe que fará os testes será a mesma para todas nossas Unidades no estado, e está muito bem treinada para o trabalho. A finalização desse projeto é um indicativo da hemoterapia de excelência que é feita na Hemominas”, comemora.

A conclusão do projeto foi possível com a aquisição, em 2019, de um equipamento (PK 7300), que aumentou a capacidade operacional. “A Fundação Hemominas é um centro de excelência em hemoterapia e continua agregando qualidade à saúde de Minas Gerais, alinhada às diretrizes da gestão estadual sendo mais eficiente possível e otimizando os recursos financeiros”, afirma o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: