Fala, Portari!

No último sábado escrevi falando sobre as ondas do Minas Consciente e, a partir de hoje, Frutal entra na Onda Amarela do programa. Na prática isso significa maior abertura do comércio e até que poderemos dar aquele pulo no barzinho para comer uma porção e tomar uma gelada, caso assim quisermos. É um avanço para o comércio? Sem dúvida! Também é motivo de preocupação? Sem dúvida também!

Estar na Onda Amarela e permitir que os comerciantes possam – em sua grande maioria – voltar a trabalhar quase que normalmente (detesto a expressão “novo normal” que inclui máscaras, álcool em gel, distanciamento, etc… mas, é o que é!) certamente vai começar a tirar a forca do pescoço de muita gente. Principalmente os pequenos comércios que dependem quase que da venda diária de balcão para pagar suas contas e, quando têm, seus funcionários. Esse são os mais sofridos, já que não têm o aporte financeiro de grandes redes, por exemplo.

Mas, o que quero dizer mesmo com esse texto hoje é que se a população não fizer a parte dela, esse alívio vai ser temporário. Pelo programa, a avaliação dos casos é permanente e, se sair do controle, um passo para trás será dado. E a migração para a Onda Verde, última fase, só será possível quando se perceber uma estabilização dos casos. Então, não adianta lotarmos as lojas desrespeitando as regras de distanciamento. Tampouco achar bobeira o uso de máscaras, de álcool em gel ou água e sabão para lavarmos as mãos.

Não adianta ralhar com o comerciante ou o funcionário quando este pedir para manter distância ou para que entre somente se necessário no estabelecimento. Tudo isso, agora, é uma questão de sobrevivência para o empresariado. Estamos longe de estar confortáveis com os casos positivos e óbitos na cidade. E se o cliente não colaborar, quem vai pagar a conta, de novo, será o comércio.

Que tenhamos a consciência pedida no Plano. Que sejamos responsáveis e façamos a nossa parte. Assim, conseguiremos não só combater com maior eficácia os casos, mas, principalmente, não vamos tirar o ganha pão de quem precisa com recuos nas flexibilizações.

Bom sábado a todos!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: