Vereadores e comerciantes se reúnem com prefeita e nova reunião é agendada para dia 2

Na tarde de ontem, representantes dos proprietários de bares e restaurantes que estão manifestando na porta da Prefeitura pela reabertura de seus comércios, se reuniram com a prefeita Ciça por intermédio dos vereadores da Câmara de Frutal. Antes da reunião no gabinete os vereadores convidaram três representantes para conversar na sede da Câmara e, de lá, seguiram para a Prefeitura a fim de tentar chegar a uma solução para o impasse.

De acordo com a prefeita Ciça, desde o início da manifestação ela já solicitou ao Comitê Técnico de Enfrentamento da COVID-19 que pudesse rever a situação se é possível algum tipo de flexibilização para o segmento. “Nessa tarde, o presidente da Câmara, junto com nove vereadores, solicitou outra reunião em companhia de três representantes dos proprietários de bares. Estivemos reunidos junto com a equipe jurídica da Câmara e da Prefeitura, além dos secretários municipais para analisar a situação”, explica.

Ciça destaca que além de Frutal, cidades como Planura, Fronteira, Itapagipe e Comendador Gomes também estão na mesma situação, com os bares em funcionamento parcial, o que tem provocado aflição em todos. “Mas a pandemia infelizmente está aqui e, agora, com a chegada do frio, as pessoas procuram locais fechados e pode propagar mais rapidamente o vírus. A partir desta quinta ampliamos o espectro do exame, tanto do teste rápido como o do exame de diagnóstico, a partir dos recursos devolvidos pelo duodécimo da Câmara.

Na próxima terça será realizada uma nova reunião do Comitê Técnico e do Comitê Gestor para reavaliar a situação. “Apesar da nossa preocupação com a população, que é grande, estamos seguindo as decisões deliberativas e o protocolo do Estado no programa Minas Consciente, que ainda não prevê o retorno de bares e restaurantes”, explica.

O presidente da Câmara de Frutal, Pedrinho do Gás, foi um dos que articulou a reunião entre os comerciantes e a Prefeitura na tarde de ontem e, de acordo com ele, a preocupação de todos vereadores é muito grande, principalmente pela dificuldade financeira enfrentada por esses comerciantes. “Estamos tentando resolver isso da melhor forma possível. Todos vereadores foram convidados para essa conversa e conseguimos ir até o gabinete para dialogar sobre esse problema. Na segunda iremos discutir a situação com o Ministério Público e na terça, às 15h, voltaremos para outra reunião com a Prefeitura e o Comitê de Enfrentamento. Vamos esperar para ver se conseguimos uma resposta positiva”.

Pedrinho lembrou que a Câmara não faz parte do Comitê de Enfrentamento e, por isso, está agindo dentro das possibilidades do Legislativo para resolver a situação.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: