Saúde vacina 13% da meta contra a gripe em poucos dias

Desde segunda-feira (23/04), início da campanha nacional de vacinação contra gripe, a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba vacinou cerca de 20 mil pessoas, ou seja, 13% do público de 148.233 a vacinar. Já foram disponibilizadas 78 mil doses aos 27 municípios da região, enquanto que, somente para Uberaba, foram 32 mil doses, das quais 8.588 foram aplicadas, num percentual de 15% do público prioritário, até o momento. Também são contempladas, na campanha, pessoas com comorbidades como doenças respiratórias, cardíacas, renais, ou neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade, imunossupressão, transplantes e trissomias. É necessária uma recomendação, que pode ser feita pela equipe de saúde mais próxima. Deste público, foram vacinados, até agora, 3.693 pessoas na região Triângulo Sul, sendo 1.812 do município de Uberaba. As informações são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI/PNI).

De acordo com o Informe Epidemiológico da Influenza da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) do dia 24/04, este ano, foram notificados 32 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, o que corresponde a 6,8 % (32/473) do total de casos. Dos 32 óbitos notificados 6,3% (2/32) foram associados a outros vírus respiratórios (Parainfluenza) e nenhum foi associado à influenza. No âmbito da SRS Uberaba, foram notificados 25 casos de SRAG, 15 (60%) destes com etiologia não especificada, dos quais 4 (16%) evoluíram para óbito.

O Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, alerta para que a população que se encontra nos grupos prioritários da campanha, procure os serviços de saúde para se imunizar, “lembrando que o início da proteção se dá entre 15 e 20 dias após a aplicação da vacina”. A referência técnica em imunização da SRS Uberaba, Marina Scalon, alerta que “a vacinação é a melhor forma de prevenção contra a gripe, além das medidas de higiene já conhecidas, como lavar frequentemente as mãos, cobrir a boca com a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal como copos e talheres, manter os ambientes ventilados, não tomar medicações sem a orientação médica e, em caso de suspeita de gripe, procurar a unidade de saúde mais próxima”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: