Mau cheiro da ETE em Frutal pode ser solucionado, apontam vereadores após visita a Iturama

O presidente da Câmara Municipal de Frutal, Querino François de Oliveira Vasconcelos e o vereador Pedrinho do Gás visitaram na manhã de sexta-feira, 26, a estação de tratamento de esgoto da Copasa localizada em Iturama-MG. A visita foi motivada pois os representantes têm recebido inúmeras queixas dos frutalenses referentes ao mau cheiro do esgoto em Frutal, especialmente nos bairros localizados na região onde a ETE está instalada. Por outro lado, a unidade de Iturama há três meses passou a fazer uso de um produto bioestimulante que elimina o odor e não é tóxico, o que levou os vereadores a irem até àquela cidade para conhecer melhor o sistema a fim de solicitar que a Copasa em Frutal faça o mesmo. Assim, eles esperam que o tratamento com bioestimulante possa ser adotado em Frutal, solucionando um problema que há mais de 10 anos assola os moradores, que é o forte odor exalado na área urbana, em especial nos dias chuvosos e de frio.

Na oportunidade, os vereadores foram recebidos pelo gerente da unidade de Iturama, João Barbosa, que apresentou todas as etapas do tratamento e a forma como ele funciona sem degradar o meio ambiente, ressaltando que com esse novo processo é viável a existência de vida: “Já existem peixes, cágados, existe vida já no córrego. A COPASA, em Iturama, está dando um exemplo de que é possível manter a continuidade da vida”, ressaltou o gerente da unidade.

Querino ainda salientou o fato de que o sucesso da unidade aconteceu graças a gestão, que através de iniciativas simples e adaptações realiza o tratamento de forma eficiente: “Nós queremos realmente que a nossa cidade também tenha dignidade em relação ao que é cobrado”. O presidente ainda destacou que os custos para a aplicação do bioestimulante é baixo, principalmente se comparado à taxa cobrado por tratamento de esgoto na cidade. Ele afirma que irá adotar medidas necessárias para que a Copasa de Frutal atenda a essa demanda, já que o problema se arrasta há muito tempo no município sem qualquer tipo de providência por parte da empresa.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: