Fundada em Frutal associação que vai separar lixo reciclável
Em reunião realizada na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi eleita nova diretoria da Associação dos Catadores de Recicláveis de Frutal (Ascafru). Além da associação de novos membros, foram eleitos por aclamação como presidente, Divino Rodrigues da Silva, como secretário Vilson Rodrigues da Silva e como tesoureiro Anivaldo Silva. Fazem parte do Conselho Fiscal, os coletores Diogo Almeida Veloso, Marli Maria da Silva e Sebastiana Ferreira de Souza.
A sede da Associação será no galpão da Casa da Criança, que foi alugado pela Prefeitura e cedido à Ascafru. As atividades da associação terão início a partir do dia 14 de agosto. Na oportunidade, todos os coletores foram cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), pelas profissionais da Secretaria de Promoção Humana.
De acordo com a secretária de Meio ambiente, Mônica de Souza Alves Frutal só terá realmente uma destinação correta dos resíduos sólidos, em especial dos recicláveis, quando a associação de catadores estiver realmente funcionando. “Atualmente nós enterramos em torno de 95% do resíduo domiciliar, com a coleta seletiva queremos reduzir este índice em até 40%. E quem sabe um dia chegar ao mínimo possível”, comenta.
Mônica destaca que a associação visa também gerar trabalho, renda e melhores condições de vida a uma parcela da população excluída, cujo trabalho tem um valor socioambiental muito importante. “Isso além de tudo representa aumento do rendimento para eles, que não estarão mais nas mãos dos atravessadores e melhor qualidade de vida para os moradores”, relata.
Segundo Mônica, a destinação do lixo já não é só um problema somente ambiental, mas também econômico, pois é necessário ir cada vez mais longe para descartar os resíduos, o que encarece a operação. “Temos que entender que o caminho antes de destinar, ou seja, jogar fora é reutilizar, reciclar e acima de tudo repensar se realmente tenho necessidade de consumir o determinado produto. O pensamento é que no planeta não existe lá fora”, destaca.
A associação está aberta para filiação de todos os coletores de Frutal, para isso, basta procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na rua Paul Harris, 101.