Eleição em Frutal seguirá indefinida até julgamento no TSE

2609eleicoesA eleição 2016 em Frutal seguirá indefinida até que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declare que Ciça estava ou não apta a receber os votos nas urnas. Essa é a situação da cidade após o encerramento da apuração oficial feita pelo próprio TSE, onde os 15.717 votos dados a ela estão “congelados” ou, como diz o sistema “nulos ou anulados”, somente após todas as instâncias judiciais é que saberemos se ela vai conseguir assumir a prefeitura em janeiro de 2017 ou se Frutal terá novas eleições.
Quem consultar a apuração oficial neste momento encontrará a seguinte situação:
Caio – 9.476 votos (66,53% dos votos válidos)
Gilsen – 4,768 voto (33,47% dos votos válidos)
Ciça – 0 (0,00%)
No momento o que temos então é uma candidata que recebeu mais votos, porém, deverá esperar os julgamentos de segunda e terceira instância para de fato ter a tranquilidade de falar que será novamente prefeita. Por outro, um candidato que ficou em segundo lugar mas que no sistema do TSE aparece como eleito por ter seus votos contabilizados nas urnas.
A previsão, segundo o ministro Gilmar Mendes, é que até 19 de dezembro todos os casos de impugnação no Brasil tenham sido julgados. Até lá, Frutal vive a incerteza de seu futuro para 2017.
 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação