Enfermeira do programa DST-AIDS ministra palestra no Hospital Frei Gabriel
A enfermeira Walquíria Alexsandra da Silva, que atua no programa municipal DST-AIDS, ministrou uma palestra na manhã de terça-feira (9), aos usuários que se encontravam no ambulatório do Hospital Frei Gabriel. Acompanhada da psicóloga Andreza Batista Mattos, que também atua na unidade, ela falou sobre os tipos de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, sífilis e Hepatite C. A enfermeira aproveitou o convite feito pelo grupo de humanização para também informar a população sobre os dias e horários de funcionamento e os serviços prestados pelo programa.
Segundo Walquíria da Silva, o objetivo das orientações passadas é justamente desmitificar o preconceito que ainda há em torno de tais doenças e também alertar sobre os riscos de contaminação a população acima de 40 anos, que segundo a enfermeira, este ano registrou maior quantidade de casos de AIDS no município. “Hoje aqui, além dos adolescentes, notamos que há um público nesta faixa etária. Queremos que eles sejam nossa voz ativa na prevenção a estas doenças”, destaca.
Na opinião da enfermeira, o que mata realmente não é a doença propriamente dita e sim, o preconceito que segundo Walquíria da Silva, ainda é muito grande quando se fala principalmente em AIDS. Como tem sido amplamente divulgado, não é um abraço ou apertar de mão que transmite a doença, mas sim, o não uso de preservativo. “Ele serve tanto para evitar contrair qualquer doença sexual e a gravidez indesejada”, lembra.
Para a psicóloga Andreza Mattos, a informação, sem dúvida, ainda é o melhor caminho. Por isso, ela considera de fundamental importância iniciativas como a do grupo de humanização do Hospital Frei Gabriel ao levar conhecimento à população que procura por atendimento ambulatorial. “A gente sempre orienta fazer o teste, independente da suspeita ou não, porque a informação leva à conscientização”, afirma.
O programa DST/AIDS em Frutal funciona na Av. Brasília, 609. Possui uma equipe formada por médico, psicóloga, assistente social, enfermeira e técnico de enfermagem. Nas terças, quartas e quintas, a partir das 7h são atendidas as gestantes e nas terças, quartas, quintas e sextas, a partir das 9h, são realizadas as testagens anônimas. O telefone de contato é o 3423-2615. (Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)