Casa de Assistência próxima ao Hospital Frei Gabriel completa um ano e meio no novo endereço

2308casaasistenciaQuem passa todas as manhãs de quarta-feira pela rua Olavo Ribeiro Côrtes, número 106, próximo ao estacionamento dos fundos do Hospital Frei Gabriel, nota ao longe uma grande movimentação de pessoas, na sua maioria, famílias carentes. É que este endereço há um ano e meio passou ser o local oficial da distribuição do café da manhã, a partir das 6h e da sopa fraterna, a partir das 11h, que são confeccionados por voluntárias da Casa de Assistência “Santo Agostinho”, coordenadas por Umbelina Cacilda Souza Silva, popularmente conhecida como Dona Doquinha.
Antes, o trabalho social funcionou por mais de 10 anos no pátio do ambulatório municipal, onde apenas era servido o café da manhã. No novo endereço, a equipe resolveu estender a assistência às famílias e passou então a distribuir a sopa que também é servida aos colaboradores que atuam no hospital e que procuram pela Casa. Outra novidade é que a cada 15 dias, também é oferecida a população uma deliciosa galinhada. Todos os itens são conseguidos graças às próprias voluntárias e às doações.
Segundo conta dona Doquinha, desde o início, o trabalho assistencial se mantém praticamente sozinho e de vez em quando há uma pequena ajuda financeira de algum empresário. Outra forma de manter os trabalhos é a renda conseguida na portaria do Leilo Boi. Em junho de 2015, como forma de ajudar na manutenção, a rádio 97 FM doou o show da dupla Alan e Alladin e a renda foi totalmente revertida em prol à Casa. Toda a despesa como aluguel no valor de um salário mínimo e as contas de água e luz são por conta de dona Doquinha. “Não é fácil manter esse trabalho, mas a alegria no rosto dos nossos irmãos alimentados com o café da manhã e a com a sopa fraterna compensa toda nossa luta”, ressalta.
Em reconhecimento ao trabalho social de assistência à comunidade frutalense, em maio do ano passado, Dona Doquinha recebeu o Título de Cidadã Honorária entregue em cerimônia realizada na Câmara Municipal. E o trabalho não pára. Agora, um dos principais sonhos das voluntárias é conseguir construir a sede própria da Casa de Assistência – que já é considerada de Utilidade Pública, e também equipar a cozinha com o material necessário para a confecção da sopa fraterna. Neste sentido, segundo dona Doquinha, estão sendo envidados todos os esforços possíveis para que o projeto se torne realidade. “Temos muita fé em Santo Agostinho que vamos atingir nosso objetivo e com isso, atender uma quantidade maior de famílias carentes”, finaliza. (Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)
rrochaok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: