Prefeitura corta horas extras de monitores de creche, e Câmara discute salários do ano que vem

1102mauriUm contra-senso. Assim podemos definir a situação que o Blog do Portari teve conhecimento de ontem para hoje. Por um lado, a Prefeitura de Frutal cortou as horas extras dos monitores de creche. A decisão foi anunciada na última quinta-feira e já nesse pagamento os trabalhadores viram seus salários reduzidos em aproximadamente R$300. Por outro lado, está sendo discutido desde ontem na Câmara Municipal de Frutal a lei que pode reajustar o salário de secretários municipais (no entanto, o aumento só seria válido para o ano que vem). Num momento em que se reduz o salário de trabalhadores, atrasa-se o pagamento… o primeiro escalão poerá receber um reajuste.

Para entender a situação dos monitores de creche, segundo uma fonte, na gestão da ex-prefeita Ciça foi feito um acordo: ao invés de reajustar o salário dos servidores, ela pagaria 29 horas extras por mês (cerca de R$300). O acordo pode até não ser vantajoso porque não incorpora o valor extra para fins de aposentadoria. Por outro lado, cortar o benefício sem prévio aviso também é falta de humanidade com esses trabalhadores que dependem desse dinheiro para pagar prestações, comprar comida e sobreviver. Nem mesmo as monitoras que “dobram” o turno por falta de profissionais receberão a diferença nos seus salários. Como desabafou uma fonte: “E não bastasse isso, as horas que já fizemos ele não quer pagar. Disse que não vai pagar. Eu já trabalhei e não vou receber . Pra mim isso é furto. Nossa classe é desvalorizada. Fazemos o mesmo serviço de um professor P1 e não somos reconhecidas. É muita injustiça o que o nosso querido prefeito está fazendo com a gente, avisar na quinta e cortar o salário na sexta”.

Depois do desabafo, a fonte afirmou que a classe de trabalhadores ensaia uma greve em protesto à decisão. Enquanto isso… os secretários poderão contar com um pouco mais de salário no final do mês, caso o projeto seja aprovado. É o “jeito novo”, com ares de “jeito velho”.

Update: Segundo informações, a discussão para o aumento do salário do secretariado estaria sendo discutido para a próxima legislatura. Para aumentar o salário atual, basta um decreto da Prefeitura.

Em tempo: o projeto de salários do ano que vem, até o momento, preserva os mesmos salários dos secretários, vereadores, prefeito e vice-prefeito nos patamares atuais.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: