Noticias

Resposta ao Sr. Prefeito de Frutal

Fiquei sabendo que hoje, após a coletiva que anunciou que a hemodiálise vai funcionar (aleluia! aleluia!), o assunto sobre o ISPA surgiu dentro do gabinete do prefeito. E lá, meu nome, o do arquiteto Ionei Dutra e do professor Danilo foram citados e que, de acordo com quem estava lá, a conversa era de que “deveriam construir um prédio só para o Ionei, o Danilo e o Rodrigo Portari fazer o que eles quiserem lá”…. Bom, senhor prefeito… aqui vai a resposta:

1) Não precisa construir um prédio para mim, para o Ionei ou para o Danilo. Basta o senhor fazer a sua parte com a história da cidade e assinar o tombamento do ISPA como patrimônio histórico, tal como já foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Frutal (COPAC), instituído logo no início da sua gestão. Se o senhor chegou aqui na década de 80 e o prédio já existia e para vossa excelência ele não faz o menor sentido… paciência. Mas lembre-se: a senhoria ESTÁ prefeito, ou seja, mais anos, menos anos, vosso mandato acaba. E, na condição de prefeito, a excelência deve respeitar a opinião de todos que moram aqui, inclusive eu, que ganho a minha vida honestamente e às custas do meu trabalho;

2) Quando é que vossa excelência vai vai responder ao meu pedido feito à sua secretaria de comunicação sobre o SEU posicionamento oficial sobre a demolição do ISPA?

3) Respeito é bom e todos gostam. Discordo de algumas das atitudes de vossa excelência enquanto administrador, e isso é um direito meu enquanto cidadão, enquanto eleitor, enquanto morador dessa cidade, enquanto pai de família, enquanto jornalista, enquanto professor e tantas outras funções ou papéis que posso exercer no cotidiano. O Sr. nunca me viu faltar com respeito à sua pessoa ou às suas decisões, mas sim questioná-las. E acho que isso é muito bom. Afinal de contas, Nelson Rodrigues já dizia que “toda unanimidade é burra”. O que esperar então?

4) Acho que talvez os interlocutores da conversa esqueceram de que o Ministério Público, na pessoa do promotor Renato Teixeira, também está numa luta pela preservação da história de Frutal…

5) Se algumas pessoas ficam caladas com dinheiro, com prédios, com empregos, com financiamentos… eu não. Infelizmente, não é? Mas faz parte do meu perfil.

6) Agora, uma pergunta: vamos ter uma UTI Móvel ao lado da hemodiálise. Lindo, maravilhoso. Só que não, como dizem os universitários. Sabe por quê? Pacientes de hemodiálise podem entrar em colapso e muitas vezes, nas entrevistas que fiz com os chefes da hemodiálise em Uberlândia e São José do Rio Preto, dois ou mais pacientes sofrem problemas durante o procedimento. Ou seja… deverá ser escolhido um para ser levado pela UTI Móvel e o outro ficará à sua sorte? Depois dizem que sou do contra… mas espero que nenhuma família frutalense passe por isso.

7) Em tempo: o que eu ganho defendendo um tratamento responsável na hemodiálise e defendendo o ISPA? Nada. Só inimigos. Mas, por outro lado, ganho a bênção de me deitar com a consciência tranquila por lutar por aquilo que eu acredito.

Muito obrigado!

==

Update: O secretário de Comunicação Samir Alouan me ligou e disse que a fala sobre o assunto envolvendo meu nome, o de Ionei e de Danilo não teria saído do prefeito. Por outro lado, a minha fonte, que é de minha extrema confiança, diz o contrário. De qualquer forma, o meu posicionamento enquanto à preservação do ISPA continua. E sobre a falta da UTI também.

==

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: