Noticias

Romero Brito: a união deve prevalecer

 

Romero Brito
Romero Brito

Pré-candidato pelo PR, o empresário Romero Brito aparece como um dos nomes mais cotados de seu partido para entrar no jogo eleitoral de 2012. Vindo de uma linha política tradicional na cidade – ele é filho do ex-prefeito Celso Brito -, tem como principal enfoque em sua entrevista a manutenção da união dos grupos políticos da prefeita Ciça e do secretário de Estado Narcio Rodrigues. Em sua visão, é preciso que esse amadurecimento na política frutalense prevaleça no próximo pleito com a repetição da coligação entre o PR, seu partido, e o PSDB, de Narcio.

Confira a entrevista:

1.Em sua avaliação, qual é o principal desafio de Frutal para os próximos 4 anos?

Romero – Impulsionar o ritmo de desenvolvimento alcançado nos últimos anos – fruto da capacidade administrativa da Prefeita Ciça e das grandes conquistas do Deputado Nárcio – e, ao mesmo tempo, fazer com que esse desenvolvimento realmente represente mudança na qualidade de vida da população frutalense, nos aspectos econômico, social e cultural.

2.Como você vê a importância da UEMG e do Hidroex para a cidade?

Romero – São conquistas que assinalam um novo tempo na história do nosso município. Além de possibilitar o acesso da população de Frutal e região ao ensino superior público e de qualidade, a UEMG traz a produção do conhecimento científico para nossa cidade de tal forma que toda a comunidade passa a se beneficiar, e não só os estudantes e professores diretamente envolvidos no processo. Da mesma maneira, o HidroEx conduz Frutal à condição de um centro internacional de educação e pesquisa em água. São, sem dúvida nenhuma, conquistas com o potencial de transformação da história.

3.Qual sua avaliação sobre as usinas instaladas e a geração de empregos em Frutal?

Romero – As usinas são muito importantes na medida em que dinamizam a produção de emprego e, consequentemente, aquecem a economia local, por exemplo, com o crescimento das vendas no comércio. Evidentemente que há um aumento das demandas por serviços sociais e aqui compete ao administrador público empreender as ações necessárias ao atendimento dessas demandas, estabelecendo inclusive parcerias com o próprio setor sucroalcooleiro no sentido de assegurar que o crescimento se transforme em desenvolvimento social e sustentável.

4.Na sua opinião, qual é a importância da atuação de Narcio e Zé Maia para Frutal?

Romero – Acredito que a eleição do Deputado Nárcio tenha sido um divisor de águas não só para Frutal, mas também para todo Baixo Vale do Rio Grande. Para exemplificar basta relembrar um fato ocorrido no segundo mandato do ex-prefeito Celso Brito, quando nosso grupo político deu a um deputado de Uberaba aproximadamente sete mil votos. Quando veio à nossa cidade para agradecer os votos recebidos, pedi a ele que retribuísse tentado conseguir uma faculdade para Frutal. Sua resposta foi que a cidade era muito pequena pra isso. Sendo frutalense, o Deputado Nárcio tem trabalhado desde seu primeiro mandato pra atender as necessidades de Frutal nos colocando em outro patamar de desenvolvimento.

5.Qual é hoje o principal desafio da cidade para que ela possa se consolidar como referência para a microrregião do Baixo Vale do Rio Grande?

Romero – Para Frutal se consolidar como referência, algumas ações muito práticas precisam ser rapidamente empreendidas. Por exemplo, nossa cidade é muito bem localizada geograficamente. Porém, a malha viária que dá acesso ao município deve ser compatível com o fluxo de veículos. Sendo esta uma grande preocupação minha, já iniciei um movimento pela duplicação da BR 153 e, à frente da Rádio 97 FM, tenho procurado apoiar todas as iniciativas que busquem tornar o acesso a Frutal mais seguro. Por outro lado, a cidade está se desenvolvendo, atraindo pessoas de várias regiões e até do exterior, por conta do HidroEx. É necessário, então, melhorar seu aspecto urbanístico, fortalecer o comércio, repensar as formas de lazer e a vida cultural da cidade. Também para tornar-se polo de desenvolvimento regional, Frutal necessita consolidar um distrito industrial e explorar o potencial turístico oferecido naturalmente pelo Rio Grande.

6.Em relação à segurança pública, você acredita que ela está satisfatória?

Romero – À medida que uma cidade cresce, os casos de violência aumentam. As polícias civil e militar têm procurado desempenhar suas funções de maneira satisfatória, levando- se em conta o efetivo de que dispõem. Acredito que, numa ação de curto prazo, a criação de uma guarda municipal voltada ao trânsito liberaria os policiais militares para um combate mais efetivo contra a criminalidade e o tráfico de drogas, que são hoje problemas que acometem a sociedade brasileira de modo geral, incluindo Frutal. No médio e longo prazos é evidente que outras medidas devem ser articuladas, pois em se tratando de segurança pública a conscientização e envolvimento da população com um modelo de vida mais seguro é fundamental.

7.O que é preciso para fortalecer o esporte frutalense?

Romero – O esporte tem que ser pensado como um caminho para o desenvolvimento de uma vida de qualidade. Por isso crianças e jovens devem ser estimulados à prática esportiva desde muito cedo – esta é, inclusive, uma forma de se evitar problemas futuros com o consumo de drogas. Para tanto, considero fundamental a criação de várias praças de esporte, onde a população possa desfrutar da prática esportiva em seu cotidiano. Também é necessário apoiar sistematicamente os atletas que já se destacam no esporte frutalense, como o pedestrianismo, e promover competições municipais e regionais que possibilitem a revelação de novos talentos, dando condições a essas pessoas de seguir carreiras em suas modalidades.

8.Em sua opinião, a cidade está preparada para ser referência regional em saúde, atendendo pacientes da região no Frei Gabriel?

Romero – Para ser referência em saúde, um hospital precisa, dentre outras coisas, de uma UTI. O Hospital Frei Gabriel está caminhando para mais essa conquista, que deverá ocorrer após a implantação do centro de hemodiálise. Isso atrairá mais pacientes das cidades vizinhas. Portanto se torna fundamental batalhar pelo estabelecimento de parcerias com as prefeituras da região para ajudar a manter o hospital.

9.Dentro das propostas do partido, quais as que mais seriam importantes a serem adotadas em Frutal?

Romero  – Hoje o PR em Frutal tem grandes nomes no Legislativo e conduz também o Executivo. Por meio das ações dos vereadores e da Prefeita Ciça, Frutal vem se transformando em todos os aspectos. Temos uma cidade em franco desenvolvimento, com oportunidades novas de emprego, ênfase no social e na saúde, destaque no setor educacional, projetos habitacionais jamais vistos e uma maneira séria e transparente de se governar.

10. Deixe uma mensagem à população frutalense.

Romero – Vivemos um grande momento em nossa cidade, fruto da união entre nossas duas maiores lideranças: Deputado Nárcio e Prefeita Ciça. Para se chegar a este estágio de maturidade política, houve um grande esforço de ambos os grupos no sentido da convergência. Espero que toda esta conquista não se perca diante dos próximos desafios.

===

Amanhã, à partir das 14 horas, confira a entrevista do pré-candidato do PSD, empresário Lino Costa.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

6 comentários sobre “Romero Brito: a união deve prevalecer

  • Portari em primeiro lugar gostaria de lhe dar os parabéns pela iniciativa visto que entendo que é de suma importância essas primeiras manifestações dos possíveis candidatos à prefeitura de Frutal. Como geógrafo que se dedica há alguns anos na pesquisa e prática relativas à realidade urbana e rural entendo que Frutal mais se cresce do que se desenvolve. São conceitos diferentes, mas que dialogam. Frutal cresce espacialmente e se desenvolve naquilo que denomino em uma modernização incompleta. Aqui não cabe essa reflexão, porém alerto que estamos reproduzindo modelos perversos oriundos de cidades, sobretudo, a grandes cidades que historicamente se apresentam falidos em todos os sentidos. Vejo que uma das questões colocada as eventuais candidatos é em relação à UEMG. Hoje, no caso em específico da geografia temos inúmeros trabalhos que tiveram e tem como objeto de estudo o município de Frutal. Trabalhos que estão à disposição de toda a população. Entendo que seria importante que os eventuais candidatos procurassem esses estudos e informações produzidas. Creio que em um eventual processo de construção de projetos e políticas públicas para Frutal por parte dos eventuais candidatos redundaria em uma riqueza impar seja para os programas de governo seja para o debate político sobre nosso município.

    • Sem dúvida, André, acredito que nessa área de desenvolvimento e crescimento urbano, as pesquisas da Geografia são de fundamental importância. Acredito que é preciso que todos estejam atentos a essa questão e, principalmente, através de estudos científicos orientados por mestres e doutores da UEMG. Vamos conversar para que daqui alguns dias possamos publicar alguns destes estudos para a nossa população pelo site. Acredito que será de grande valia. Obrigado pelo acesso e pelos elogios!

  • Concordo! Vamos esperar para ler/ver o que cada candidato responde e, assim, tirarmos base daquilo que poder-se-ia sugerir. É imperiosa a participação de todos, porém, como o brasileiro é alheio ou, pouco afeito a acompanhar tais trâmites, há que se ouvir professores, alunos e entidades afins. Por uma Frutal melhor resolvida, não, caro André?

Fechado para comentários.