Noticias

Lino Costa: é preciso um empreendedor

Lino Costa
Lino Costa

Presidente do recém-fundado PSD, o empresário Lino Costa já manifestou que estará presente nas eleições 2012 com o seu partido. Para tanto, lançou sua pré-candidatura pelo PSD e frisou que está pronto para enfrentar a disputa pela prefeitura no ano que vem.

Em sua entrevista, Lino Costa afirma que é hora da cidade ter um empreendedor em seu comando e, ainda, faz críticas à saúde do município.

Confira a entrevista:

1.Em sua avaliação, qual é o principal desafio de Frutal para os próximos 4 anos?

Lino Costa – Deixar de ser conhecida e falada como “cidade polo” para realmente ser. Para tanto, há que se postar um empresário, um empreendedor de sucesso, com origens humildes, porém vencedor, à frente do Executivo. A cidade precisa crescer como uma empresa, sólida e dando certo e não expandir, inchar e, com isso, ter seus inúmeros problemas também inflados. Veja o exemplo de Pirajuba com um empresário como gestor.

2.Como você vê a importância da UEMG e do Hidroex para a cidade?

Lino Costa – Em sendo geridas de acordo com sua constituição, tem tudo para orientar, fomentar e auxiliar em conhecimento e meio ambiente toda a região, com extensividade a todo o Estado. Há que fazer a coisa de forma transparente, com a participação efetiva dos estudantes, com formação de diretórios fortes e demais setores sociais, bem como do Poder Público em todas suas instâncias.

3.Qual sua avaliação sobre as usinas instaladas e a geração de empregos em Frutal?

Lino Costa – Ainda há a necessidade de se aproveitar bem melhor o enorme aporte de recursos junto a essas empresas. O impacto provocado pelas usinas é imenso e estas devem ser conscientizadas e chamadas à responsabilidade. Não de forma revanchista, e sim, parcimoniosamente, com toda a lisura, respeitando o livre comercio e tudo o que este implica.

4.Na sua opinião, qual é a importância da atuação de Narcio e Zé Maia para Frutal?

Lino Costa – Possuir o handicap de dois representantes diretos no governo do estado seria o sonho de quaisquer municípios. Frutal tem essa vantagem com a qual contaremos e acionaremos, com certeza.

5.Qual é hoje o principal desafio da cidade para que ela possa se consolidar como referência para a microrregião do Baixo Vale do Rio Grande?

Lino Costa – Organização. Ninguém realiza nada sólido sem antes estar consciente e solidificado em suas bases. Há que se cercar de bons profissionais para realizar bem, de forma criteriosa. Hoje, nada sabemos da “empresa” Frutal! Como gerir sem ter conhecimento das reais condições da empresa? Vamos tomar pulso já nas primeiras semanas de mandato. O resto é trabalho.

6.Em relação à segurança pública, você acredita que ela está satisfatória?

Lino Costa – Temos os meios, faltam mais apoio e vontade política! E isso, os comandantes da Segurança Pública terão e serão cobrados, posteriormente. Tenho certeza que veremos bons frutos.

7.O que é preciso para fortalecer o esporte frutalense?

Lino Costa – Primeiro, ele (o esporte frutalense) precisa existir de fato e de direito! Só assim, poderemos acenar aos jovens com possibilidades para que estes tenham estímulo em sua modalidade. Hoje, estão sós, abandonados. Nem sequer existe uma pasta específica para apoiá-los.

8.Em sua opinião, a cidade está preparada para ser referência regional em saúde, atendendo pacientes da região no Frei Gabriel?

Lino Costa – Não! Temos um bom hospital (Frei Gabriel), que já nasceu pequeno pra tais aspirações. Temos profissionais de menos, equipamentos idem. Basta ver as desumanas filas varando madrugadas à espera de atendimento de consulta. Isso é referência? Só se for de como não se deve praticar Saúde.

9.Dentro das propostas do partido, quais as que mais seriam importantes a serem adotadas em Frutal?

Lino Costa –

Em um questionário inicial, não é tão simples postar tópicos por demais emblemáticos, todavia, podemos dizer que damos atenção à infraestrutura, em geral. Para começarmos bom trabalho, é imperiosa uma boa infraestrutura. Não há veículo que ande e transporte sem estar em bom estado. Concomitante a isso, a Saúde é imprescindível! Ainda fazendo uso análogo ao veículo, sem manutenção, cuidados básicos, o carro não vai. Precisamos atender, de forma limpa e eficiente, ao trabalhador e seus entes queridos. Logo, todo cidadão é de suma importância e deve ser bem atendido, com dignidade.

Em seguida, Educação e Segurança caminham de braços dados. Não concebe-se cidadania sem boa educação nem segurança de ir e vir. Vamos cuidar par e passo para que nossos filhos e netos tenham um bom lugar pra viver e condições adquiridas ideais para desempenho de suas aspirações profissionais.

A imensa vocação rural de nosso município jamais deve ser posta de lado. As chamadas ‘patrulhas rurais’ devem ser mais bem aplicadas e deter meios para sua eficácia. Estradas que permitam a chegada dos insumos e o escoamento de produção de forma eficiente. Gerar os mais práticos meios de fazer caixa, na lei da oferta e procura.

“Frutal tem, você quer? Fazemos o melhor negócio!” – Esse será o mote.

Com isso, alavancaremos nosso comércio, interna e externamente. Nossos lojistas ficarão felizes e investirão mais, com o cidadão tendo mais condições e poder de compra. Enfim, projetos simples e eficientes nosso partido tem. Basta um empreendedor de verdade, que não tenha preguiça nem seja ganancioso, ocupando o Executivo do município.

10. Deixe uma mensagem à população frutalense.

Lino Costa –

Não entendo de mensagens nem postagens. Isso é coisa de jovens informatizados. Entendo de compromisso e fidelidade! Tenho uma família que prezo mais do que a mim mesmo e vivo para ela, em conformidade com Deus.

Então, firmo o compromisso e quem me conhece sabe que não dou palavra em vão:

“Pretendo fazer de Frutal, uma extensão de meu lar, assim como o é minha empresa. E, como empresa, não falo da Frutal Refrescos e sim, daqueles que a compõem, meus amigos colaboradores! Frutal é uma casa grande, com inúmeros problemas e maior número ainda de irmãos. Tenho plenas condições de arrumá-la! Assim como o faço para os mais próximos, vou fazer para meu irmão frutalense.” Um beijo no coração, Frutal. – LINOberques Luís da Costa

===

Amanhã, às 14  horas, entrevista do pré-candidato Frontino Santana.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: