Mauri Alves: Desenvolvimento como palavra chave

Iniciaremos hoje a publicação das entrevistas dos pré-candidatos a prefeito de Frutal, conforme havíamos anunciado há 10 dias. Apesar do contato ter sido feito com todos os pré-candidatos, enviaram as respostas os pré-candidatos Mauri Alves, Romero Brito, Lino Costa e Frontino Santana (nesta ordem).

Assim, iniciamos o ciclo de entrevistas de acordo com a ordem de chegada dos e-mails, sendo Mauri Alves o primeiro a encaminhar suas respostas.

Mauri Alves é empresário, presidente do Sindicato Rural de Frutal e atualmente está filiado ao PSC, partido pelo qual se colocou à disposição para a disputa eleitoral de 2012. Em suas respostas, deixa claro que “desenvolvimento” deverá ser a palavra chave de seus discursos, destacando especialmente as indústrias e zona rural do município. Confira a entrevista:

1.Em sua avaliação, qual é o principal desafio de Frutal para os próximos 4 anos?

O grande desafio para a cidade de Frutal nos próximos quatro anos é planejar seu crescimento. O município está em pleno desenvolvimento e precisa de estruturação. Mas isso vai se tornar realidade apenas quando o novo gestor assumir e puder resolver os problemas de cada setor.Uma das questões é o trânsito, que necessita de atenção. É necessário preparar as vias e a sinalização para a frota de veículos, que tem aumentado a cada dia. Outra questão é o surgimento de novos bairros. Esses bairros dependem de investimento, tanto do comércio, como também no âmbito da saúde, infraestrutura e educação. É preciso construir escolas, postos de saúde e creches que atendam a comunidade local. Um fator fundamental é o meio ambiente. Diante do crescimento da cidade, é importante que o município tenha um código ambiental, para que as questões voltadas ao meio-ambiente sejam regidas por um conjunto de leis e se consiga buscar o desenvolvimento sem prejudicar mesmo.A geração de empregos é um fato que tem que ser estudado em Frutal. Precisamos incentivar a abertura de novas empresas e trabalhar a qualificação da mão-de-obra.O apoio a zona rural é de suma importância. Temos que investir em maquinário e no escoamento da produção, melhorar as estradas e ampliar o transporte de alunos.A questão da acessibilidade também deve ser pesquisada para atendermos o interesse dos portadores de necessidades especiais. A construção de rampas nas calçadas e adaptação nos veículos públicos são medidas prioritárias para satisfazer a classe.O incentivo cultural se faz necessário para que o município tenha uma identidade cultural. Isso é possível através de investimento na área da educação. Com educação, a mudança na postura do jovem é inevitável, pois faz com que ele crie uma nova cultura e se interesse por ela.

2.Como você vê a importância da UEMG e do Hidroex para a cidade?

Mauri – A UEMG na cidade de Frutal foi um dos maiores impulsionadores que o município já teve. Ajudou e está ajudando nossa cidade a crescer e se desenvolver com qualidade, proporcionando aos cidadãos frutalenses e da região cursos qualificados. O Hidroex pode ser considerado um grande passo para o crescimento sustentável de Frutal, pois traz ideias que devem ser trabalhadas de forma a impulsionar o desenvolvimento do município, com qualidade de vida, pensando no presente e no futuro.

3.Qual sua avaliação sobre as usinas instaladas e a geração de empregos em Frutal?

Mauri – A instalação destas Usinas na cidade de Frutal e região proporcionou um desenvolvimento mais rápido. Sob o aspecto econômico, permitiu que o município tivesse grande valorização imobiliária, trouxe mais empregos e mais investidores para a nossa região.

4.Na sua opinião, qual é a importância da atuação de Narcio e Zé Maia para Frutal?

Mauri – Grande é a importância de se ter um deputado estadual que bem represente nossa região como faz o Zé Maia. O Secretário de Estado Nárcio, filho de nossa terra, depois de fazer muito por Frutal, assumiu esta grande luta no âmbito do estado. Além de trazer ensino superior com qualidade e gratuito, também possibilitou o acesso a tecnologia. Atividades estas que estão sob sua secretaria no Estado de Minas Gerais.

5.Qual é hoje o principal desafio da cidade para que ela possa se consolidar como referência para a microrregião do Baixo Vale do Rio Grande?

Mauri – Desenvolver mais e melhor, sem nunca esquecer a base de nossa sociedade, o ser humano. Os cidadãos carentes precisam e devem participar desse desenvolvimento, juntamente com nossas cidades vizinhas que são muito importantes para o crescimento da região.

6.Em relação à segurança pública, você acredita que ela está satisfatória?

Mauri – A polícia militar sob o comando do Major Arnaldo e a polícia civil sob o comando do Delegado Dr. Hélio Lisse, têm trabalho muito e incessantemente para a melhoria da qualidade de vida em nossa cidade. O problema é que, para que se tenha uma segurança pública melhor, não basta o policiamento ostensivo, não adianta só a polícia agir de forma repressiva. Tem que haver mais investimentos na educação e apoio ao ser humano e à sua família. Bons cidadãos só se formam com famílias bem estruturadas e boa educação, e para isso deve-se investir na prevenção. Só para se ter uma idéia do que pode ser feito, na época em que eu estava como Presidente do Sindicato Rural de Frutal fizemos uma parceria com a polícia militar e cadastramos todas as propriedades rurais, mais de 2.400 (duas mil e quatrocentas). Cada uma tem um número e coordenadas via GPS (estes foram doados para a PM). Quando ocorre uma ocorrência na zona rural é só o morador ligar para a polícia e informar o número de sua propriedade que a viatura saberá de qual propriedade se trata.O policiamento preventivo é mais barato e efetivo, podemos buscar o patrulhamento permanente em frente às escolas de nossa cidade, inclusive com a possibilidade de criação de uma guarda municipal.

 

7.O que é preciso para fortalecer o esporte frutalense?

Mauri – A primeira coisa que tem que ser feita é a criação da secretaria de esportes, pois de tal forma poderemos buscar e fazer os investimentos corretos e mais eficientes.O esporte deve ser incentivado em todas as suas modalidades e para isso, o Poder Público precisa oferecer condições. A reestruturação do Estádio Marretão tem que ocorrer com urgência, assim como a criação da Vila Olímpica, com espaço para várias modalidades esportivas, desde o futebol a natação.

8.Em sua opinião, a cidade está preparada para ser referência regional em saúde, atendendo pacientes da região no Frei Gabriel?

Mauri – A cidade deve se preparar constantemente para se tornar referência em qualquer área em nossa região. Frutal precisa trabalhar para que a saúde pública se torne padrão regional. É um investimento que deve ser constante. O Hospital cresceu muito no mandato da prefeita Ciça e sob o comando da atual gestão e precisa continuar crescendo. Ter atendimento especializado, concluir a obra do Centro de Hemodiálise e buscar recursos para a UTI são prioridades para o Frei Gabriel se tornar parâmetro, com qualidade e seriedade em sua gestão.

9.Dentro das propostas do partido, quais as que mais seriam importantes a serem adotadas em Frutal?

Mauri – Buscar trabalhar com uma nova visão, valorização da família, da saúde pública com qualidade, ensino público qualificado e sério, professores mais bem remunerados e motivados. Trazer melhor e maior desenvolvimento econômico para Frutal, gerando mais e melhores empregos. Para que isso ocorra, a criação de um espaço que possa ser considerado Parque Industrial é urgente.

10. Deixe uma mensagem à população frutalense.

Mauri – Gostaria que os cidadãos frutalenses buscassem entender os problemas e os aspectos positivos de nossa cidade. Que acreditassem que Frutal pode ser um lugar melhor para viver, trabalhar e crescer.

=====

Dia 26 estaremos publicando a entrevista do pré-candidato do PR, Romero Brito.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: