Noticias

Redes sociais e eleições

Antes de postar notícias sobre a política frutalense – o que pretendo fazer mais tarde – posto uma reflexão sobre o uso das redes sociais nas eleições 2012. É fato e unanimidade entre todos os especialistas que as redes sociais terão papel importante na disputa deste ano. Porém, é preciso sabedoria para usar as redes e, mais que isso, conhecer cada público.

Em Frutal, no pleito de 2008, os primeiros passos do uso da rede social numa disputa foi dado por meio de comunidades no Orkut (R.I.P). Neste ano, ninguém duvida que o Facebook será o palco da disputa virtual. Além de grupos para debater eleições, candidatos criaram seus grupos para falar com eleitores e divulgar propostas.

O TSE, de fato, não tem regulamentação própria para redes sociais e, de acordo com juristas, nem é responsabilidade do TSE fiscalizar as redes no pleito. Portanto, é preciso que os candidatos e seus assessores saibam bem o que estão postando, como e quando estão postando. Um simples comentário pode virar “hit” na Internet e, mais que isso, pode afundar uma candidatura inteira.

Prova disso está que, há um tempo atrás, postei uma notícia que mexeu literalmente com as estruturas dos bastidores políticos de Frutal. Limitei a fazer a postagem no blog e no Facebook e os resultados todos conhecem. Foi assunto na cidade, nas rádios, jornais e tudo mais.

Isso demonstra uma pitadinha do que as redes preparam para esse ano. E o eleitor que não quiser se envolver na campanha virtual terá que estar muito atento para bloquear ou excluir sua participação de determinados grupos, bem como ter paciência para ver e ler o que seus amigos estão falando sobre A, B ou C.

Mas a experiência que vamos tirar disso tudo, sem dúvida, será muito grande. As redes sociais viraram um palco onde as pessoas podem expor suas ideias, discutir, criticar ou sugerir ações e temas. E o candidato que se expor na rede social deve estar preparado para tudo: do mais alto elogio à mais destruidora das críticas.

Para finalizar, reproduzo aqui dicas de um especialista em marketing em redes sociais, que considero muito válidas:

– Aprenda antes de usar: Antes de entrar em qualquer rede é preciso entender o objetivo de cada uma delas. O Twitter é uma rede social de mensagens curtas, então evite escrever textos e separá-los em vários twittes. O mais ideal seria construir um blog.
– As redes sociais são canais multilaterais: Uma simples postagem pode virar o assunto mais comentado da internet. É preciso tem muita consciência do que está sendo postado.
– Interação: Permita o diálogo e saiba lidar com as críticas. Tenha jogo de cintura e evite trocar farpas.
– Moderação: Ficar o tempo todo na rede social pode comprometer a campanha.
– Comentários: Se tiver várias pessoas que alimentem o conteúdo da rede, se intere do que está sendo discutido na conta, assim evitará saia justa caso encontre com algum eleitor.
– Punição: Na internet tudo fica registrado. Uma simples postagem pode gerar processos na Justiça. Criar uma conta falsa, não significa que não haverá punição. Hoje é possível descobrir de forma fácil quem foi o criador da conta.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: