Ciça, PSDB, Caio Heitor, Arnaldo… o mexe-remexe da política em Frutal

O mês de julho tem sido acelerado nos bastidores da política frutalense devido a vários acontecimentos. Um deles é a possível ida de Ciça para o PT do B, partido do vereador Mazzarope e que tem como presidente estadual e nacional o deputado federal Luís Tibé. Segundo informações, é certo que no final do mês passado a ex-prefeita se reuniu com Tibé em Belo Horizonte para discutir a transferência dela do PR (do deputado Arnaldo Silva) para o PT do B. No entanto, haveria apenas um “entrave” para a negociação: Ciça teria pedido a presidência do diretório municipal ao deputado. Porém, Tibé não quer abrir mão de Mazzarope à frente do partido, já que este foi um dos responsáveis pelo crescimento da legenda no município e região.

Diante desse impasse, a ida de Ciça ainda não teria se confirmado. Por um lado, Tibé quer se manter firme no compromisso com Mazzarope. Por outro, o vereador não quer abrir mão da presidência do partido pensando também na composição da chapa de vereadores nas eleições proporcionais do ano que vem. O xadrez é grande e até mesmo uma eventual troca de partido por parte de Mazzarope não é descartada.

Enquanto isso, há uns 5 dias teria ocorrido uma reunião com parte do diretório do PSDB em Frutal. O motivo seriam as posições tomadas pelo vereador Edivalder Fernandes perante à gestão de Mauri Alves, que tem como vice Frontino Santana (PSDB). Algumas pessoas teriam dito pelas ruas que o motivo da reunião era para pedir a expulsão de Edivalder da legenda. Já em conversa com membros do diretório, foi-me informado que na reunião o vereador (que é ex-secretário municipal) teria explicitado seus pontos de vista e defendido suas posições tomadas enquanto legislador municipal. Do que vai restar dessa conversa? Ainda não sei. Mas, estou procurando saber.

Em contrapartida, ao passo que Ciça não define seu futuro e a relação do PSDB é discutida, o deputado Arnaldo Silva tem vindo na cidade para anunciar conquistas e, claro, conversar sobre o futuro com sua base de apoiadores. É cada vez mais forte o rumor de que Caio Heitor deve aparecer como uma das opções do grupo de Arnaldo para a disputa da Prefeitura no ano que vem. Muita conversa tem sido feita em torno dessa possibilidade, inclusive, sobre por qual partido Caio deverá disputar o pleito. Atualmente o jovem estaria no PP (presidido pelo médico Rubens Gomes Filho), mas uma troca de sigla não está descartada (talvez, para o PR de Arnaldo, enfim, ainda não se sabe).

Com a proximidade do mês de outubro – prazo final para que os pré-candidatos finquem seus pés nos partidos pelos quais devem disputar as eleições de 2016 – as peças do xadrez da política continuam se movimentando. Porém, a dúvida que me cerca, ainda, é: quem será o primeiro a ‘dar as cartas’ no processo eleitoral? Muitos nomes, muitas possibilidades, muito a ser discutido a partir de agora, já que as pré-campanhas começam a brotar pelas ruas e redes sociais. Vamos aguardar!

rf2015d

jm

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: