A economia e nosso aperto do dia a dia

Muito se tem debatido nos últimos meses a situação da crise econômica do Brasil . Para alguns, é apenas uma desculpa dos empresários para diminuir quadro de funcionários. Para outros, é apenas reflexo daquilo que está acontecendo no mundo. Há ainda os que acreditam que não existe e há, também, os que estão sofrendo com o aumento dos preços e o risco da inflação subir mais do que o esperado.

É fato que desde o ano passado havia uma preocupação com o que seria do Brasil frente a crise mundial. Até que demorou chegar até os brasileiros os reflexos desse problema econômico, possivelmente por esforços do governo Dilma em manter as coisas mais calmas – mesmo que na aparência – durante o processo eleitoral do ano passado. Agora, depois que se iniciou 2015, medidas impopulares que antes eram temidas começaram a ser tomadas em nome da saúde financeira do país.

Não sou especialista em economia, mas acompanho o noticiário e algumas análises de pessoas bem mais entendidas do assunto. Aponta-se nesse cenário que os impostos subiram bastante, mas a arrecadação caiu. Fruto da inadimplência, das vendas mais fracas e, por consequência, de menores lucros, menor geração de renda e um reflexo que se observa diretamente na vida dos trabalhadores, que andam perdendo seus empregos.

Perspectivas para melhorar, praticamente inexistem a curto prazo. Na opinião dos entendidos da economia, o ano de 2015 já está perdido, a inflação fechará acima do esperado e há o grande risco de que a recessão castigue ainda mais os brasileiros. Todos nós, acredito, de alguma forma, estamos sentindo os reflexos desse cenário.

Tomara que os ventos mudem, melhorem e nos deixem mais confortáveis para o ao que vem, mesmo que seja no segundo semestre. Porque passar mais três anos e meio de uma crise “brava” como essa – que é ainda reforçada por inúmeras notícias de prisões e desvios de verbas em operações como a Lava Jato –, ninguém merece.

Daqui, fico na torcida e no aperto. Do lado daí, espero que as coisas estejam um pouquinho melhores.

rf2015d

andreletricista

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: