Frutal terá a terceira maior arrecadação de Imposto com o pedágio da BR-153

Com o início da cobrança do pedágio na BR-153 previsto para o próximo dia 27 de junho, Frutal será a terceira cidade que, proporcionalmente, vai receber mais repasses do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) que será gerado a cada pagamento realizado nas cabines na cancela que passa pelo trecho que corta o município. Em primeiro lugar está Uberaba e em segundo, Prata. O cálculo é feito proporcionalmente ao trecho da rodovia que será cobrado.

No município de Frutal, a cobrança será proporcional a 44 quilômetros. Já Uberaba tem 76,86 quilômetros de trecho, enquanto que Prata terá 64,1 quilômetros de trecho. A informação foi repassada pelo diretor-presidente da concessionária, Odenir Sanches, durante coletiva de imprensa ontem na cidade de Uberaba e publicada no Jornal da Manhã desta quarta.

Segundo ele, o repasse de 5% de toda receita é feito proporcionalmente ao comprimento do município ao longo da concessão. No caso da Triunfo Concebra, a concessão abrange 1.176,5 quilômetros das BRs 060/153/262, atingindo 47 municípios. “Todo o percentual a ser destinado ao pagamento do ISSQN será dividido pela quilometragem e multiplicado pelo quilômetro do município dentro da rodovia concessionada”, explica.

O pagamento da tarifa começa no próximo sábado (27) nas onze praças de pedágio. Os valores vão de R$1,45 até R$11,20, dependendo da categoria do veículo. O pagamento poderá ser feito em dinheiro, chip ou TAG de passagem automática. Não haverá isenção para motoristas que moram e trabalham em cidades que ficam entre as praças de pedágio. Segundo o diretor-presidente, isenções apenas para veículos cadastrados que prestam serviços públicos, como ambulância e segurança pública.

Além disso, Minas Gerais ficará com a maior parte dos investimentos a serem feitos pela concessionária, que totalizam R$4 bilhões em 30 anos de contrato. Deste montante, o Estado mineiro receberá investimentos da ordem de R$3 bilhões, com a duplicação de 647,5 quilômetros de rodovias (BRs 153 e 262). Em Goiás serão feitos 42 quilômetros de contorno de Goiânia e a implantação de terceira faixa na rodovia 153, que liga a capital goiana a Anápolis. Nos primeiros cinco anos, além das obras de duplicação, devem ser implantados 84 intercessões, 38 passarelas, 11 melhorias de acesso e 36,5 quilômetros de vias marginais em travessias urbanas.

Rodrigo Portari, com informações do Jornal da Manhã

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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