Opinião: Mauri, com 50,67% de aprovação na pesquisa, tem que transformar boa avaliação em votos

crapsPara começar a segunda, volto a falar da pesquisa Correio da Região/Opinet, publicada na edição Número 643, datada de 21 de maio de 2015. Já destacamos, aqui as intenções de votos em outros posts, na semana passada, e, agora, me chama a atenção dois números sobre a avaliação da gestão do prefeito Mauri Alves.

De acordo com a pesquisa, 50,67% aprova a gestão do prefeito Mauri, enquanto 39,11% desaprovam e 10,22% não responderam à pergunta. O quadro mostra uma situação muito interessante a respeito da atual administração: apesar de muitas críticas e cobranças – muitas delas em redes sociais – ao ir para as ruas o sentimento de metade dos entrevistados é de que a administração está indo bem a ponto de aprovarem as ações empreendidas no âmbito do município.

O curioso é que a mesma pesquisa, ao estratificar a avaliação, traz número de 32,67% como ‘Bom’, 6,89% como ‘Ótima’, 34,44% como ‘Regular’, sendo que aqueles que disseram que a avaliação é Ruim foram 11,78% e Péssima foram 11,33%. Considerando a soma de Boa e Ótima a avaliação é de 39,56%, o que nos leva a crer que, dos Regulares, pelo menos 10,1% ainda aprovam o desempenho de Mauri, considerando os números apresentados no item “Aprovação da Atual Administração”.

Os números da Opinet servem para muita discussão. De todos os cenários, acredito naquele em que haverá mais de dois candidatos para o pleito, onde Mauri larga com quase 15% de votos (no momento) e Ciça com cerca de 43%. Ou seja, há 42% dos votos ainda “soltos” que deverão ser buscados pelos eventuais candidatos a prefeito de Frutal, apesar de que ainda  não é possível dizer que Ciça ou Mauri ou qualquer outra pessoa será, de fato, indicado como candidato nas convenções do ano que vem.

Há muito água para rolar pela ponte: ações judiciais a serem julgadas, grupos políticos a serem consultados e muita conversa pela frente, onde serão consumidos baldes e mais baldes de saliva em busca de composições.

Com todos esses números, fica, para mim, uma sensação de que o eleitor ainda não está completamente decidido de seus votos, e compete ao prefeito transformar aprovação e boa avaliação em votos. Tarefa difícil, mas não impossível.

rf2015d

BomTetook

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: