A pesquisa de 2015 e a de 2011: coincidências

crapsVou retomar, ainda, os números da pesquisa de intenções de votos divulgadas pelo Correio da Região a partir de levantamento do instituto Opinet, de São José do Rio Preto (SP). Conversando daqui e acolá com pessoas bem mais entendidas que eu de cenários eleitorais, foi-me apontado um dado que, de fato, eu não lembrava: em 2011, há 1 ano antes da eleição de 2012, o cenário de intenções de voto era parecido: Toninho Heitor com 43%, Ésio com 21% e Mauri com 14%.

Achei curioso e interessante observar que no cenário pulverizado, ou seja, onde há mais do que dois nomes colocados, os percentuais de intenção de voto se repitam. Isso não é indício de que A, B ou C vai ganhar. Jamais. Mas, considerando que os números da Opinet estejam totalmente corretos e adequados ao atual cenário, reforça a necessidade dos candidatos começarem as suas pré-campanhas de forma organizada e, acima de tudo, planejada.

O quadro desenhado pela pesquisa do Correio da Região não se mostrou irreversível. Pelo menos essa foi a opinião de uma dúzia de pessoas que são ligadas a partidos políticos ou a grupos de possíveis candidatos com quem conversei na tarde de ontem.

Reforço o que disse ontem e o que disse logo no segundo parágrafo desse texto: a próxima eleição estará nas mãos das pré-campanhas e do trabalho profissional de construção de imagens em busca de votos. Novamente: os dados estão lançados. Quem dará as cartas são os eleitores. E compete a nós observarmos, atentamente, os movimentos que serão feitos pelos “prefeitáveis” a partir de agora.

rf2015d

 

andreletricista

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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