Profissionais da saúde são orientados sobre como lidar com a gripe H1N1

treinah1n1Profissionais da saúde que atuam no Hospital Frei Gabriel, passaram por treinamento na manhã de terça-feira (05), ministrado pelo especialista em urgência e emergência, enfermeiro Wilson da Costa e Silva. Na oportunidade, também foi convidada a enfermeira da Vigilância Sanitária do município, Ana Catarina Silva Oliveira Clemente, que falou sobre a forma correta de se fazer a coleta de material para análise, casos suspeitos e a síndrome respiratória aguda grave.

O treinamento aconteceu depois de um encontro realizado no final do mês passado em Uberaba quando foi revelado que até agora já foram registrados nove casos suspeitos da gripe H1N1 nos municípios que fazem parte da macrorregião. Além disso, com a chegada do frio e o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Estado da Saúde tem procurado alertar os profissionais em relação à incidência da doença e a importância do diagnóstico, tratamento e manejo correto dos pacientes.

De acordo com o enfermeiro Wilson, os sintomas da H1N1 podem ser facilmente confundidos com outras doenças e isso ocorre principalmente quando o paciente já apresenta alguma enfermidade crônica que associada a outras complicações pode levar à síndrome respiratória grave. “Por isso, as pessoas confundem muito achando que é a influenza A H1N1 e nem sempre é”, observa. Nestes casos, Wilson afirma que é prematuro fazer qualquer tipo de afirmação, sendo que o diagnóstico oficial da doença só será possível depois de serem feitos no paciente os exames laboratoriais, raio-x e coleta de material para análise. “Tudo isso é encaminhado para a Fundação Fio Cruz, em Belo Horizonte, que nos envia o resultado final”, explica.

Ainda segundo Wilson Costa, a notificação a ser realizada pelo profissional médico é fundamental, uma vez que somente através do preenchimento correto do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é possível investigar os casos suspeitos e fazem o acompanhamento seqüencial. Trabalho esse que é feito no chamado sistema em rede em que há as participações das Unidades Básicas de Saúde, do Programa de Saúde da Família (PSF), Secretaria de Saúde e Hospital Frei Gabriel.

Durante o treinamento foi convidada para representar a classe médica do hospital, a cirurgiã Luciana de Almeida. Na oportunidade, ela também destacou a importância de se fazer uma conduta correta com relação ao tratamento do paciente. “Diagnosticando corretamente os sintomas, daremos início ao tratamento e as chances de cura são grandes”, observa.

Por falar em gripe suína, em parceria com a Secretaria municipal da saúde, os colaboradores que atuam no Hospital Frei Gabriel, em especial, a equipe de enfermagem, foram imunizados na semana passada com a dose da vacina. A necessidade, segundo o diretor de enfermagem, Leandro Leonel, é porque se tratam de profissionais que estão em contato direto e diário com os pacientes, principalmente na assistência de urgência e emergência, através do Pronto Socorro. “Queremos agradecer a Secretaria de Saúde, que sensibilizada, disponibilizou a vacinação tão importante e tão necessária para assegurar a saúde da nossa equipe”, conclui. (Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

rf2015d

pointfishsite

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: