Noticias

Secretário do governo Pimentel “detona” Hidroex; Narcio rebate

Deu no jornal “O Tempo”, de BH:
Uma das apostas das últimas gestões tucanas em Minas para enfrentar a crise hídrica, a Hidroex foi duramente criticado ontem pelo atual secretário de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz, durante reunião com integrantes do Comitê Estadual de Política Ambiental (Copam). Chamado de “elefante branco”, o projeto lançado ainda durante a gestão do ex-governador Aécio Neves foi um dos alvos dos petistas durante o encontro, em que foi divulgado também um diagnóstico estrutural do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).

Ao ser questionado pela presidente da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Maria Dalce Ricas, sobre o papel da Hidroex, o secretário foi taxativo: “A sua dúvida sobre a Hidroex, eu também compartilho, ainda não descobri para quê serve!”, disse. Souza Cruz acusou a gestão tucana de gastar na Hidroex cerca de R$ 300 milhões, sem nenhum retorno concreto à população. “Para se ter uma ideia, fizeram em Frutal um alojamento que comporta 600 pessoas. Em cinco anos, apenas 79 se hospedaram no local”, denunciou o secretário, que pretende agendar uma próxima reunião, sem data ainda definida, para divulgar um diagnóstico completo do projeto.

A Fundação Centro Internacional de Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água (Hidroex) tem o aval da Unesco e foi idealizada para ser um centro internacional de excelência em recursos hídricos, com a proposta de incentivar a educação, a capacitação e a pesquisa aplicada à temática da água.

À frente do projeto desde a concepção, o ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues rebateu as críticas feitas pelo atual secretário petista e acusou-o de querer abandonar um projeto que o governo federal do PT criou, patrocinou e vinha executando em parceria com o governo de Minas. “Falar mal da Hidroex é criticar o próprio (ex-presidente) Lula, que, além de aplaudir, viabilizou os recursos”, argumentou Rodrigues.

O ex-secretário garante que os gastos com as obras para construção da Hidroex não chegam a R$ 200 milhões, sendo que foram destinados recursos federais e contrapartida do Estado. Segundo ele, 90% das obras já foram concluídas, sendo que os recursos para a conclusão total já estão em caixa. “Desmentindo o atual secretário, estão previstos 320 alojamentos – e não 600 –, que só não estão funcionando ainda, porque o novo governo paralisou as obras e abandonou os compromissos firmados com o Programa Hidrológico Internacional das Nações Unidas”, disparou.

Localização. A estrutura da Hidroex está localizada na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, coincidentemente terra natal de Narcio Rodrigues. Esse fato sempre foi muito criticado pela oposição na época, que considerava a iniciativa um projeto pessoal do ex-secretário. Narcio Rodrigues também se defende da acusação, dizendo que Frutal foi escolhida a sede pela sua localização privilegiada.

“O centro criado deveria estar às margens da Bacia do Prata (no caso, no rio Grande), em cima do aquífero Guarani e na abrangência do Cerrado Brasil. Por essas qualidades, Frutal foi a escolhida”, explicou.

==

Sinceramente, não compartilho com as críticas do secretário petista. E querer abandonar um projeto desse tamanho na nossa cidade, só irá trazer retrocesso para nossa população. Se não há interesse em manter o foco original do projeto, que ele seja transformado em outras ações de pesquisa e desenvolvimento científico. E que a estrutura que for possível,s seja repassada à UEMG, como os alojamentos, biblioteca, quadras poliesportivas, etc.

==

rf2015d

jarbinhas

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: