Secretaria de Saúde inicia capacitação dos profissionais da Atenção Primária

Dr. Luciano com o prefeito Mauri e a secretária Ana Maria
Dr. Luciano com o prefeito Mauri e a secretária Ana Maria

A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando a capacitação de médicos e servidores que atuam diretamente nas Unidades Básicas de Saúde, conhecidos como “postinhos”. Esses profissionais atuam na chamada “atenção primária”, porque são os responsáveis por receber a população, identificar possíveis problemas de saúde e, se for o caso, fazer o encaminhamento para o atendimento especializado. Mas com o principal objetivo de evitar que pequenos problemas de saúde se agravem para outros piores.

Para dar mais qualidade no atendimento dos frutalenses, uma série de cursos serão realizados ao longo do ano, sendo que o primeiro foi destinado a médicos e oferecido pelo professor Luciano Martins, cardiologista, que atende no Hospital Frei Gabriel e é docente nos cursos de medicina da Faculdade de Araguari e na Universidade Federal de Uberlândia. A iniciativa em promover os treinamentos partiu da secretária municipal de Saúde, Ana Maria de Oliveira Bernardes e conta com total apoio do prefeito Mauri Alves.

De acordo com Luciano, a opção por iniciar a capacitação com as equipes médicas se deu para orientar os clínicos gerais que problemas cardíacos considerados de baixa complexidade podem ser solucionados por eles mesmos, sem a necessidade de encaminhamento a um profissional especializado. Com isso, ganha o paciente em agilidade para iniciar o tratamento e evita que pessoas precisem passar por diversos especialistas em casos em que não há essa necessidade. “A intenção é promover melhor assistência nas mais variadas áreas e começamos pela hipertensão, que é uma das maiores responsáveis por mortes ocorridas no mundo. Focamos nesse assunto para dar maior segurança aos profissionais para o encaminhamento adequado. Nem toda situação necessita de um cardiologista, pois os médicos são habilitados a trabalhar com doenças de menor complexidade dentro do setor cardiovascular”, explica.

Segundo ele, a partir da capacitação dos profissionais da atenção primária haverá mais segurança tanto para os médicos como para os pacientes. Ele ressalta que o principal objetivo desse projeto é evitar que novas doenças aconteçam identificando possíveis problemas de saúdo logo no início. Luciano exemplifica dizendo que, se os problemas de hipertensão forem identificados e tratados logo de início, os médicos conseguirão evitar problemas futuros como infarto, AVC, entre outras causas mais complexas. “No Canadá, por exemplo, a hipertensão já não é a principal causa de mortes, porque a atenção primária é eficiente e busca essa população no início do problema. No Brasil, apenas 10% dos hipertensos buscam o tratamento adequado, o que é um índice baixíssimo. Na minha opinião, a atenção primária é o principal objetivo para a saúde pública, porque ela é promoção de saúde, evita doenças de aparecerem ou se agravarem”, avalia.

Mesmo com a capacitação, ele considera um desafio mudar o hábito das pessoas. Porém, acredita que com a persistência seja possível, a médio ou longo prazo, mudar a cultura da população para se prevenirem mais do que buscar apenas o tratamento.

Para o médico, atualmente a atenção primária em Frutal é satisfatória, bem como a atenção secundária. No entanto, observa que as dificuldades no setor da saúde ainda são grandes principalmente devido à estrutura do SUS. Apesar disso, ele afirma que a população está bem servida, graças aos constantes investimentos feitos pela Prefeitura. “Já trabalhei em grandes centros onde um eletrocardiograma demora até um ano para ser feito. Ou um rolter acontecer depois de 18 meses. O suporte do município é muito bom e é por isso que atendo aqui de 15 em 15 dias”, conclui. (SECOM)

rf2015d

BomTetook

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: