Prédio da UTI entra na fase final de construção

Trabalhadores constroem uma passarela para ligar a UTI ao HFG
Trabalhadores constroem uma passarela para ligar a UTI ao HFG

A construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Frei Gabriel está na reta final. A excelente notícia foi dada pelo engenheiro responsável pela obra, da empresa Nasman Indústria Comércio e Construções de Uberaba, Bruno Silva Nascimento. Segundo ele, esta semana teve início a parte de acabamento do prédio de 600 metros quadrados e o plantio de grama para a contenção do talude no aterro do lado de baixo da UTI, que está sendo feito pela Prefeitura de Frutal. O projeto prevê a construção de 19 leitos de UTI, três leitos de isolamento, sendo a parte central composta por escritórios, farmácia, quartos de plantonistas e almoxarifados.
“A obra está indo bem, dentro do prazo esperado. Acreditamos que até o final de maio estaremos com a obra concluída. Temos, atualmente, 25 pessoas trabalhando ativamente nas salas para fazer todo o acabamento necessário e de acordo com as exigências”, informa Bruno.
O engenheiro explica que a UTI terá um corredor ligando a sala à estrutura já existente no hospital, facilitando assim o acesso e utilização desse novo benefício. Além disso, o solo está sendo preparado para evitar erosões e desgastes no terreno. “São 19 leitos de UTI, todos estarão em volta, com três leitos de isolamento, além de escritório, quarto de plantonista, almoxarifado, farmácia, enfim, é uma unidade totalmente completa”, reforça.
Para o presidente do Hospital Frei Gabriel, Marcelo Côrtes Machado, a UTI além de minimizar o sofrimento de pacientes graves que precisam de atendimento de alta complexidade, vai resolver um dos grandes problemas hoje enfrentados pela instituição que é justamente conseguir vagas para tratamento de Unidade de Terapia Intensiva nas cidades vizinhas a exemplo de Uberaba. “Todos os dias necessitamos de transferência de pacientes que precisam de uma UTI para o Hospital em Uberaba. Lá já está lotado e com muita dificuldade para atender a toda região. Há vezes em que esperamos três ou quatro dias para conseguir uma vaga. Com essa UTI, esperamos atender bem o hospital Frei Gabriel e a toda microrregião de Frutal, que é composta por 11 municípios. Não vamos mais ficar dependentes de Uberaba para atender a necessidade dos nossos pacientes”, afirma.
Já para o prefeito Mauri, tem sido uma honra para a administração ser parceira desde o início neste projeto através do apoio logístico com o fornecimento de funcionários, material e maquinário, conforme o necessário. “Tudo está dentro do nosso cronograma e assim que a obra estiver pronta, vamos ter que comprar o equipamento necessário para colocá-la em funcionamento. É um processo demorado, mas tenho certeza que vamos conseguir concluí-lo rapidamente. E para isso esperamos contar com o apoio do Governo de Minas e da própria União”, ressalta. Os recursos para a construção do prédio da UTI, no valor de R$2 milhões, foram liberados pela Secretaria e Estado da Saúde no ano passado, quando foram iniciadas as obras. (SECOM)

rf2015d

 

imperialxerox

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: