Projeto de Educação Empreendedora encerra capacitação de professores

Educação empreendedora movimentou escola
Educação empreendedora movimentou escola

Terminou na sexta-feira (27), a capacitação de professores que irão trabalhar com o Projeto Educação Empreendedora no município. A iniciativa foi desenvolvida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em parceria com a Prefeitura de Frutal – através da Secretaria de Educação. Uma feira, realizada na Escola Municipal Coronel Alonso de Moraes, marcou o encerramento do curso.

O projeto visa trabalhar soluções educacionais com professores e alunos em duas frentes principais: o desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. Foram capacitados 24 professores, que irão trabalhar o empreendedorismo nas escolas municipais, com os alunos do 5º ano.

A analista técnica do Sebrae em Frutal, Joana Rafaela Camargo Alves, conta que durante os quatro dias de curso, os professores receberam uma ampla carga de conhecimentos referente ao empreendedorismo. Segundo ela, a proposta destaca a valorização dos processos que estimulam o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. “Os professores finalizaram essa capacitação com a realização de uma feira do empreendedor”, destaca.

Joana informa que na segunda etapa da capacitação, os professores irão desenvolver projetos com o 5º ano de suas respectivas escolas, sendo que o Sebrae fará o acompanhamento dos profissionais. “Empreendedorismo é buscar novas idéias e fazer com que os alunos tenham iniciativas, de forma que os alunos serão convidados a trabalhar as dez características empreendedoras, como iniciativa, persistência e outras, para que eles se tornem empreendedores no futuro”, afirma.

De acordo com a consultora do Sebrae, Eliana Mata Gonçalves Mota, o projeto visa uma mudança de cultura voltada para o empreendedorismo. Segundo ela, as pessoas precisam ter metas e estruturas para fazer alguma coisa com recursos próprios. “A cultura empreendedora trabalha os dez comportamentos de sucesso que foram desenvolvidas através de uma pesquisa da ONU. Nosso objetivo é que daqui a dez anos, consigamos ter mais cidadãos empreendedores e que estes tenham ferramentas suficientes para melhorar suas próprias condições de vida”, relata.

A supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ana Alice de Paula e Silva, que participou da capacitação, fez uma avaliação muito positiva dos trabalhos desenvolvidos durante o curso, tanto na parte teórica como na prática. “Todos os professores estavam engajados e compreenderam o objetivo do curso. Acho que vai ser muito bom para todas as escolas e principalmente para os alunos, porque se trata de um projeto inovador no nosso município e a escola é um ambiente propicio para desenvolvê-lo”, afirma. (SECOM)

rf2015d

 

andreletricista

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: