Noticias

Previsões ‘imprevisíveis’ da Reta Final

A partir de amanhã entramos definitivamente na reta final do período pré-campanha. Até o dia 30 de junho todas as cartas estarão na mesa e nós, eleitores, deveremos conhecer os candidatos de forma oficializada por suas legendas, bem como vices e candidatos a vereador. É importante que nesse momento, todos estejam atentos aos movimento político-partidários para entender as composições que provavelmente surgirão até o dia 30.

==

Apesar do prazo esgotar no dia 30, os partidos tem até o dia 6 de julho para protocolar oficialmente as candidaturas no Cartório Eleitoral, uma vez que a lei exige que tal protocolo aconteça até 30 dias antes do pleito. Muitas legendas deverão deixar suas atas em aberto até essa data antes de oficializar, de fato, suas condutas.

==

Dado a esse momento turbulento, uma dúzia de informações tem chegado até a este jornalista por dia. Algumas, absurdas, outras, palpáveis. Porém, tenho feito um trabalho de “digestão’ e “filtragem” antes de publicar qualquer nota aqui, dado às implicações que isso poderia ter para um ou outro pré-candidato.

==

Além dos pré-candidatos a prefeito, Frutal deverá ter entre 80 e 100 candidatos a vereador! A disputa pelas 15 cadeiras da Câmara deverá ser acirrada. Estima-se que uma campanha, para ter sucesso, deverá dispender no mínimo R$30 mil.

==

Nesse frigir de ovos, muitos têm me procurado para perguntar quem deverá ser de fato candidato a prefeito em 2012. Minha aposta é que Frutal deverá ter entre 3 e 4 candidaturas. Citar nomes é um tanto quanto complicado, mas vemos que, no momento, os pré-candidatos Toninho Heitor, Ésio, Mauri e Lino estão bem dispostos a ser cabeça de chapa majoritário.

==

As composições ainda não foram arranjadas. Mas meu palpite é de que Toninho Heitor deverá ter como vice um candidato do PMDB (Edgard Mendonça) ou do PSDB (Zé Neto, Edivalder Cheiroso, ou outro). Mauri deverá ter seu vice indicado pelo PR (Maíza, Joab, Nivaldo Pacheco, ou um quarto nome). Ésio eu acredito que deva caminhar com a legenda do PSL (que tem Pastor Elimar como nome de ponta). E Lino deverá compor com algum outro partido. Mas essas são “suposições” que faço diante do quadro atual. Não quer dizer que vão se confirmar nem que estão acordadas. Mas há uma lógica nessa aposta dado ao cenário político. E explico:

1) o PR da prefeita Ciça não tem mais pré-candidato. Foi cogitada a volta de Romero, mas uma fonte intimamente ligada ao pré-candidato me garantiu com todas as letras que Romero NÃO entra mais no jogo. A predileção de Ciça por Mauri é clara e evidente no meio político e, ainda mais, tendo Toninho Heitor e Ésio como líderes de oposição a seu mandato.

2) Ésio já está fechado com o PSL e, na eleição passada, Pastor Elimar chegou a ser anunciado como seu vice mas, posteriormente, abdicou da candidatura, o que levou o vereador Carlinhos da Vidraçaria a assumir seu posto. (Aliás, Carlinhos e sua lucidez estão fazendo muita falta nesse processo político).

3) Toninho Heitor conta com a simpatia de boa parcela do PSDB e também tem mantido conversas estreitas com o PMDB. Um entendimento entre as três legendas está muito próximo de acontecer, conforme informações que temos acompanhado nos últimos dias.

4) Lino já estaria se preparando para sua pré-campanha, mas não temos informações se há algum partido fechado em torno de sua pré-candidatura.

5) Os demais pré-candidatos certamente estarão nas conversas, mas provavelmente deverão entrar como apoios ou tendo um maior número de candidatos a vereador nas coligações proporcionais.

Repito: são considerações que faço olhando para o jogo político. Em 30 dias, as água irão rolar de forma abundante por baixo dessa ponte chamada eleição municipal. Cabe agora esperarmos para ver o que se confirma ou não nesse jogo.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: