Crise hídrica da região será debatida em Uberaba dia 3

secargrandeDiversas cidades mineiras, que estão prestes a adotar rodízio para o uso da água, cancelaram o carnaval deste ano, pelo aumento da utilização deste recurso durante as festas, prevendo uma piora na situação. Segundo a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), a crise hídrica vem afetando sobremaneira os municípios. Por isso, a entidade agendou reunião para 3 de março, com os prefeitos da região, com o objetivo de buscar alternativas que solucionem a crise.

De acordo com o secretário executivo da Amvale, Antônio Sebastião de Oliveira, Toninho, entre os motivos da queda na receita estão o aumento das despesas geradas por fatores como: salários; mudanças na legislação que atribuem mais responsabilidades às cidades; e o recente repasse da responsabilidade de manutenção da iluminação pública para os municípios.

“A região tem dependência do setor sucroalcooleiro e conta com inúmeras usinas. E aí entra a questão da água: este setor vive um momento de crise e isso também vem afetando as finanças dos municípios, situação que não atinge exclusivamente a nossa região. Basta ver nas cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto a quantidade de usinas que fecharam, assim como no Triângulo Mineiro, na região de Ituiutaba. Aqui em Uberaba ainda não, e esperamos que não aconteça”, ressaltou.

De acordo com o secretário executivo, está agendada uma reunião com os prefeitos da região, para o próximo dia 3 de março, em Uberaba, com o objetivo de buscar alternativas para a crise. “Vamos procurar discutir sobre esta crise financeira, a relação institucional dos municípios e o que podemos esperar do movimento municipalista para 2015. Juntamente com a Confederação Nacional dos Municípios, vamos sentar para discutir a situação e tentar traçar uma linha de trabalho com as entidades que atuam no meio municipalista”, afirmou Toninho.

Em agenda com o governador, Amvale vai cobrar respostas de obras previstas

Questionado se a Amvale deve buscar também uma agenda com o novo governador do Estado, Toninho Oliveira respondeu que pretende sentar com Fernando Pimentel para discutir pautas regionais. “O governo acabou de tomar posse e os nossos prefeitos ainda não tiveram a oportunidade de estar com ele, mas passado o carnaval vamos agendar uma reunião com o novo governo de Minas Gerais até para sabermos sobre várias obras e ações que estavam previstas para nossa região. O Samu Regional vai sair? Como vai ficar o Hospital Regional? E as duplicações das nossas estradas regionais vão sair? Como vai ficar a MG-427, por exemplo, que está uma loucura daqui para Conceição das Alagoas? Como fica o trecho perto de Planura, onde estivemos recentemente com o diretor geral do DER, e que está quase intransitável? Como vai ficar a conclusão, por exemplo, da estrada que está asfaltando entre Conceição e Capelinha do Barreiro, que praticamente nos liga àquela cidade com 12km a menos?”, completou Toninho.

rf2015d

imperialxerox

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: