Frutal terá manifestação pacífica no presídio e Fórum

Amanhã, sexta, um grupo de frutalenses irá realizar manifestação pacífica em frente ao Presídio de Frutal e, posteriormente, seguirão para a frente do Fórum local. O movimento já foi comunicado às autoridades de segurança e tem como principais objetivos: pedir a melhoria das condições dos detentos no interior do presídio e pedir a vinda de mais um juiz para a Comarca de Frutal. As duas demandas são importantíssimas e têm meu total apoio.

==

Atualmente Frutal conta com um presídio que está acima de sua capacidade. O fato de receber presos de outras três cidades e a demora dos andamentos processuais tem gerado diversos transtornos seja para os detentos, que passam meses ou mesmo anos esperando uma sentença, para os familiares, que vivem com o drama de não saber o resultado dos julgamentos, e para o presídio, que sofre com a superlotação e, por consequência, diminui drasticamente as condições e qualidade de vida dos presos.

==

cadeiafrutalNão é novidade que as celas estão com mais detentos do que comportam. Muitas vezes, os presos acabam fazendo rodízio para saber quem vai dormir nas camas e quem irá dormir no chão. Eu mesmo já relatei apelos de mães de detentos por aqui sobre essa situação. Seria muito bom que o governo desse atenção ao apelo e começasse a fazer a nova sede do presídio sair do papel e virar realidade.

==

Já no caso da Comarca, há pelo menos 15 anos tenho feito matérias dizendo que a cidade tem cerca de 30 a 40 mil processos parados por aqui. Apesar dos esforços de serventuários, promotores, oficiais de justiça e dos próprio juízes, o volume de novos processos que são ingressados diariamente em Frutal é superior a capacidade de análise e julgamento dos magistrados locais. A briga para novos juízes na Comarca é eterna e enquanto os processos se arrastam, advogados, clientes, réus, enfim, todos envolvidos no processo, sofrem com a demora. Muitas vezes, dependendo do caso, quem moveu a ação ou quem foi acionado judicialmente chega a morrer sem ver a solução do caso.

==

Tomara que o apelo chegue às nossas autoridades e permitam com que o governo e o Judiciário atendam às demandas de Frutal e das outras cidades da região: Planura, Comendador Gomes e Fronteira.

==

rf2015dandreletricista

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: