Alerta para os pais: Frutal tem casos de coqueluche

Um dado que fiquei sabendo ontem: Frutal registrou cerca de 40 casos de coqueluche nos últimos meses. Desses casos, cerca de 16 teriam sido em crianças. A doença requer cuidados para não se agravar e é bom que os pais fiquem atentos a seus filhos para evitar agravamento da doença.

==

Em um dos casos, pelo que fui informado, um bebê de menos de 30 dias acabou ficando internado em São José do Rio Preto (SP) após o diagnóstico da doença.

==

Para saber mais sobre a doença, seguem algumas informações:

Os sintomas de coqueluche acontecem em três estágios, especialmente em crianças mais novas. Adultos e crianças mais velhas podem não seguir esse padrão de sintomas.

No estágio 1, os sintomas são mais parecidos com um resfriado:

Espirros e corrimento nasal
Tosse
Olhos lacrimejando
Em alguns casos, febre baixa.
Esses sintomas podem durar entre vários dias até duas semanas. É nessa fase também que você está mais suscetível a transmitir a doença.

No estágio 2, os sintomas de resfriado tendem a desaparecer, mas a tosse fica pior:

Tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada
Você pode tossir tanto e tão intensamente a ponto de não conseguir respirar
Quando você finalmente consegue puxar o ar, soa como um grito agudo
Após uma crise de tosse, você pode vomitar ou se sentir muito cansado
Entre uma crise de tosse e outra, você se sente normal.
Os sintomas são mais severos nesta fase. Eles durante entre duas a quatro semanas, podendo perdurar por mais tempo.

No estágio 3 você ainda apresenta alguns sintomas, mas se sentirá melhor e recuperado:

A tosse pode ficar mais ruidosa
Crises de tosse podem acontecer em episódios isolados durante algumas semanas
Se você pega um resfriado ou gripe, os sintomas ficam mais intensos e a tosses mais frequentes
Adultos e crianças mais velhas podem ter sintomas mais leves do que crianças novas. A gravidade dos sintomas depende também do clima e há quanto tempo você foi vacinado.

Geralmente, o conjunto de sintomas da coqueluche dura entre 6 a 10 semanas, mas pode durar mais.

O que causa?

Coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa. É geralmente marcada por uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa como “grito”. A incidência de coqueluche no Brasil mudou muito desde a década de 1990, por conta da vacinação. Com a manutenção das altas coberturas vacinais, observou-se uma variação da incidência de 0,72 casos de coqueluche por 100 mil habitantes em 2004, para 0,32 casos por 100 mil habitantes em 2010. Mortes associadas à coqueluche são raras, mas podem acontecer principalmente em bebê e crianças. Por isso é muito importante que grávidas – e outras pessoas que entrarão em contato com uma criança que está por nascer – sejam vacinadas contra coqueluche.

Coqueluche é causada pela infecção de uma bactéria chamada Bordetella pertussis, que afeta o topo da garganta (faringe). As bactérias causam um incômodo na garganta, que dão origem às tosses.Quando uma pessoa infectada com coqueluche espirra ou ri, pequenas partículas de saliva ou muco contendo a bactéria são lançadas no ar. A coqueluche pode infectar outras pessoas que respiram o ar contendo essas partículas. Além disso, a bactéria pode contagiar outras pessoas caso o infectado entre em contato com alguém após espirrar ou tossir, cobrindo a boca e nariz com as mãos, que fica portanto infectada com bactérias. Os sintomas aparecem sete ou 14 dias após uma pessoa ser infectada com a bactéria.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/coqueluche

==

rf2015

 

 

 

 

chaplin

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: