Noticias

Considerações sobre o cenário atual da política frutalense

Frutal, hoje, conta com 7 pré-candidatos a prefeito, a saber: Toninho Heitor, Mauri Alves, Romero Brito, Esio dos Santos, Lino Costa, Edgard Mendonça e Frontino Santana.

Cada um, a seu modo, tem tentado achar seus espaços junto a seus partidos, correligionários e, principalmente, estar em contato direto com o povo em festas, eventos sociais e pequenas reuniões com suas bases políticas.

De certa forma, dos pré-candidatos colocados até o momento, é possível ter em mente como cada um deve se “ver” nesse cenário. Pelo menos três deles, hoje, tem chances reais de ter o apoio da prefeita Ciça em seus palanques. Outros três devem se unir como grupo de oposição, dado o histórico das últimas duas eleições municipais em Frutal. E apenas um ainda está numa situação que, diria-se, independente em relação à prefeita Ciça: pode ter como pode não ter o apoio da prefeita em seu palanque. Tudo vai depender das reuniões e discussões políticas que acontecerão até o dia 5 de julho, última data para oficializar as candidaturas junto à Justiça Eleitoral.

Neste cenário, outro fator importante a ser observado é o papel do secretário de Estado Narcio Rodrigues. De acordo com declarações, conversas e “notícias” dos bastidores, a soma destes números para Narcio é bem diferente. O secretário costuma dizer que não tem dificuldades em conversar com ninguém e, pelo que se ouve por aí, não teria simpatia apenas por um dos pré-candidatos. Mas nada que não possa ser resolvido em uma longa conversa, a julgar também pelas experiências de eleições anteriores em Frutal.

O fato é que no meio político ninguém descarta a força política de Ciça e de Narcio, o que torna o quadro eleitoral dependente de uma posição final de ambos. Se estiverem juntos em um só palanque, a eleição pode ser polarizada ou, no máximo ter três candidatos com força para disputar, “pau a pau” os votos dos eleitores. Se estiverem em palanques diferentes, provavelmente este número pode saltar para 4 candidatos: sendo um apoiado por Ciça, um por Narcio, um de oposição declarada de ambos e outro se posicionando como “terceira via”, ou seja, aquele que não tem apoio de nenhum dos dois mas que não descarta conversas com ambos para o bem do futuro de Frutal.

Independente de previsões, os grupos políticos tem se movimentado e se organizado, e é imprescindível ter paciência nesse jogo especialmente por estarmos há 5 meses da oficialização das candidaturas. Certamente, aqueles grupos mais bem organizados, seja de situação ou oposição, estarão em mais condições de discutir em pé de igualdade o apoio de Narcio ou de Ciça.

Como disse em postagem anterior, prognósticos ainda são imaturos e as considerações traçadas por mim são apenas uma observação do atual cenário político, o que pode, em menos de 24 horas, mudar de forma radical. Por enquanto, é o que temos.

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

6 thoughts on “Considerações sobre o cenário atual da política frutalense

  • Eleitor Frutal

    Está faltando o nome da pré candidata Maiza Signorelli.
    Aliás, aqui sempre falta o nome dela né. Pq será?

    E olha que desses provaveis candidatos, ela é quem está melhor nas “pesquisas” realizadas até hoje.

  • Caro Eleitor..
    A Maíza é uma das pessoas que nutro grande admiração e gratidão, porém, o partido ao qual ela pertence, o PR, anunciou Romero Brito como seu pré-candidato a prefeito e, ao que me consta, até o momento o partido não lançou Maíza também como pré-candidata. Tenho acompanahdo as pesquisas, bem como tenho tido acesso a alguns relatórios, e, de fato, o nome dela consta entre as perguntas. A grande questão é o fato do partido não tê-la lançado nessas condições.

  • Antonio Francisco

    O que Frutal e o Brasil precisa é gestão pública eficiente, nada de política, estamos cansados de tanta falação em palanques, o administrador público tem que trabalhar para o povo, para o desenvolvimento da comunidade e nação. Chega de corrupção, hoje no Brasil, os políticos estão com todo o dinheiro do povo, não temos nada devolvido, ah, temos sim, o cano da arma do bandido na nossa cara, os viciados em drogas furtando a todo instante, o trânsito caótico, os cargos em comissão que prezam incompetentes e familiares (belo exemplo é concurso fraudulento que temos em Frutal, que vai restar um bela de uma cassação da Prefeita), entre outras coisas.
    Tem que aplicar a verdadeira Administração Pública, gerida por fazer mais com menos, cobrar dos funcionários públicos que trabalhem, porque em Frutal parece que não estão trabalhando.

Fechado para comentários.

%d blogueiros gostam disto: