Noticias

Análise: a falta de uma visão estratégica

É interessante notar os erros estratégicos da gestão política de assuntos polêmicos em Frutal. A demissão do arquiteto Ionei Dutra por conta de seu posicionamento favorável ao tombamento histórico do prédio do ISPA – e portanto, contrário à demolição do prédio para construção de apartamentos – reacende uma discussão na cidade sobre a preservação da história local. Digo que é um erro estratégico porque caso a administração seja favorável à demolição do local – o que por si só já é lamentável – deveria segurar as pontas até solucionar o caso. E só então proceder administrativamente.

Agora o que, politicamente a prefeitura nos mostra é um erro estratégico e político muito grande e, mais que isso, uma espécie de “ditadura” onde quem age com sua consciência – e às vezes contrário ao pensamento dos mandatários – é demitido sumariamente. Enfim, o caso volta à tona, ganha repercussão e espero que a comunidade se mobilize para impedir que um crime histórico seja cometido em Frutal.

Aliás, mais um crime contra a nossa história que já é extremamente carente de acervo e identidade. E digo isso na qualidade de pesquisador que toca três projetos de recuperação da memória fotográfica da cidade. E aponto o erro de gestão política enquanto comunicador que tem lá seu pezinho na área da política. Se a intenção, ao “sair” com Ionei do Museu, era conseguir autonomia para dar cabo ao prédio, o tiro saiu pela culatra. Eu, na minha opinião, considero um erro até mesmo amador no que diz respeito a essa questão.

Agora, com Ionei fora do cargo público, espero que ele continue com sua saga – e pode contar com meu apoio – em favor da preservação da nossa memória. Ionei Dutra, agora, fica mais livre do que nunca para dar suas opiniões. E, para a prefeitura, acho que lhes falta um estrategista político. Porque ser só ‘administrador’ não é sinônimo de sucesso. Nunca foi!

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: