Noticias

Ionei Dutra é “convidado” a sair da diretoria do Museu Municipal

O arquiteto Ionei Dutra foi ‘convidado’ a sair da diretoria do Museu Municipal por conta de seu trabalho em favor do tombamento do prédio do ISPA como patrimônio histórico da cidade. Essa é a justificativa que o próprio Ionei apresentou, via Facebook. Confira a mensagem e minhas inquietações a seguir:

“Caros amigos

Comunico a vocês que não sou mais responsável pelo Museu Municipal de Frutal, fui convidado a me retirar do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal.
O motivo foi a minha atuação dentro do COPAC- Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Frutal em defesa do tombamento do prédio do ISPA – Instituto São Paulo Apóstolo e a decisão favorável do conselho, indicando o tombamento.
Quero registrar que a decisão foi do Conselho e não minha decisão pessoal (embora eu também tenha votado a favor e acredite que é o correto a se fazer), mas se tenho que assumir o ônus o faço com muito orgulho, como presidente me coube comunicar a decisão tomada pela maioria dos membros votantes. Como o mandato do COPAC é de dois anos, continuarei a frente do conselho até o final do meu mandato.
Aproveito para agradecer a confiança da secretária municipal de cultura Edimar Reis com quem tive a oportunidade de conviver e poder chamar de amiga, bem como a sua família. Obrigado pela oportunidade de contribuir mesmo que pouco para a cultura frutalense.
A meus amigos, obrigado pelo apoio nas iniciativas culturais que promovemos nesse período e vamos continuar que a cultura está no sangue e o sangue não pode parar de circular né?”

==

Ou seja.. se Ionei é a favor do tombamento e recebeu esse “convite” desagradável, é sinal de que a Prefeitura, e por consequência o prefeito municipal, secretários, etc, são a favor da destruição do prédio do ISPA???

==

Não é à toa que a memória de Frutal vai indo para o buraco.

==

Lamentável o ocorrido. Fica aqui minha solidariedade ao Ionei, pois sei de sua capacidade, comprometimento e dedicação pela preservação da história da nossa cidade.

==

E para o atual mandatário da cidade… um ponto a menos no conceito. E olha que eu já começava a enxergar algo de positivo… mas as trapalhadas sempre me fazem pensar o contrário…

==

Update: Por telefone, o secretário de Comunicação, Samir Alouan, me informou que não haverá nenhum posicionamento oficial sobre a saída de Ionei Dutra, já que tratou-se de uma decisão administrativa. Solicitei também um posicionamento do Sr. Prefeito sobre o tombamento do ISPA. O secretário disse que até segunda emite uma nota sobre o que pensa o mandatário da cidade sobre aquele prédio. Estou no aguardo.

==

Update 2: Para saber mais sobre a polêmica da destruição do ISPA, confira:
Ministério tenta impedir demolição do prédio do ISPA – http://www.mgnoticia.com/?p=2030

MP Processa Igreja e Prefeitura para impedir demolição do ISPA – http://www.mgnoticia.com/?p=2739

Igreja e Ministério Público tentam acordo para não demolir o ISPA – http://www.mgnoticia.com/?p=2753 

==

==

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: