Noticias

Produção de laranja sob risco

Pomares de laranja de Frutal e região podem estar ameaçados de contaminação devido a um impasse sobre uma área onde estão plantadas 100 mil mudas em uma fazenda no município de Prata. Isso porque trabalhadores sem-terra montaram acampamento no local reivindicando a área e, em consequência, a empresa responsável pelo plantio das mudas tem sido impedida de fazer o serviço de controle fitossanitário.

==

Na fazenda em questão existem cerca de 1 milhão de mudas plantadas. Dessas, as outras 900 mil estão recebendo controle de pragas adequado. Porém, os 100 mil pés “abandonados” já começam apresentar sinais de doenças como Greening, Morte Súbita e Cigarrinha. Estive no local e constatei que o fato é verdadeiro.

==

O que pesa nessa situação é que desde abril deste ano há um processo de reintegração de posse parado nas mãos do desembargador João Câncio, em Belo Horizonte. Conforme um dos agrônomos que me acompanhou na visita, “enquanto a justiça demora, a praga corre livremente nessas mudas e pode espalhar doenças não só para a fazenda, mas para toda região”.

==

O fato é preocupante. Só para lembrar, em 2001 a Morte Súbita dizimou 93,3% dos pés de laranja em Frutal, Comendador Gomes e Prata. Nesse contexto, Minas Gerais é o quarto maior produtor de laranja do Brasil, sendo que essas três cidades representam 68% da produção mineira… Enfim, o caso é grave.

==

Só para constar, atualmente são 5 mil trabalhadores rurais ligados diretamente à produção de laranja. Caso a doença se espalhe, essas pessoas ficam na rua…

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: