Noticias

A inauguração e as pré-campanhas

Como já havia imaginado, a inauguração da hemodiálise teve a presença de cinco pré-candidatos a prefeito de Frutal, enumerados na ordem que encontrei: Lino (PSD), Mauri (PSC), Frontino (PSDB), Romero (PR), Edgard Mendonça (PMDB) e, segundo fontes, Ésio dos Santos (PT). Para registrar, os ausente seria: Toninho Heitor (PTB).

Um olhar atento ao que se sucedeu: Lino passou boa parte do tempo conversando ao “pé do ouvido” com o presidente do PT, Walter Matos. Conversaram sobre tudo, da inauguração à, claro, política. Sabe-se que, em nível nacional, PSD e PT tem uma ótima relação, e possivelmente a mesma possa estar se estreitando em Frutal.

Já Mauri esteve praticamente o tempo todo ao lado de produtores rurais, do presidente do Sindicato Rural, Janão, e assessores. Conversou bastante, cumprimentou efusivamente o deputado estadual Zé Maia e teve seu nome citado pelo deputado durante discurso. Um assessor, perguntado sobre “às quantas andam” a caminhada do pré-candidato, respondeu enfaticamente que “estamos conversando com todo mundo”, apesar de que, algumas legendas, garantem não ter sido procuradas ainda pelo pré-candidato.

Romero Brito manteve-se bastante próximo à base da prefeita Ciça, sempre na companhia de alguns correligionários. Também teve seu nome citado durante os discursos: a primeira foi cumprimentado pelo leiloeiro Nivaldo Pacheco e, na segunda vez, foi referenciado pelo deputado Zé Maia. Ficou clara uma relação próxima de Romero com secretários municipais e pessoas do “staff” da prefeita Ciça.

Frontino, por sua vez, manteve-se próximo a assessores do deputado Zé Maia e também de amigos produtores rurais de Frutal. Acompanhou atentamente a cerimônia e não economizou em sorrisos e apertos de mão.

Já Edgard Mendonça, por ser vereador, compôs o rol de convidados de honra da cerimônia, o que prejudicou, de certa forma, seu contato direto com a população.

Já sobre Ésio, não posso trazer ponderações por não tê-lo avistado no local.

Em linhas gerais, a inauguração do Centro de Hemodiálise foi totalmente dentro do esperado. Vários presidentes e representantes de partidos estiveram por lá, conversaram bastante, trocaram figurinhas e até mesmo torceram o nariz para uma ou outra pessoa.

Neste ritmo, as pré-campanhas tem se mantido com respeito mútuo entre os pré-candidatos, em todos os sentidos: em raros momentos um ou outro se aproximaram para conversar. A meta, mesmo, era o contato direto com a população que esteve por lá.

Mais novidades, só amanhã! Ou a qualquer momento! 🙂

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: