Cemig atua com agilidade para manter continuidade do fornecimento em Frutal

A queima de um transformador na subestação Frutal 2, ocorrida na noite da última terça-feira (18/2), resultou na interrupção do fornecimento de energia para 14,6 mil clientes. Logo após a ocorrência, as equipes da Cemig atuaram para realizar manobras no sistema elétrico e garantir o abastecimento aos clientes de Frutal por outras fontes.

Em menos de duas horas após a ocorrência, às 21h10, o atendimento à totalidade dos clientes já estava normalizado, com a transferência do abastecimento para a subestação Frutal 1 em condição de contingência.

Restabelecido o fornecimento aos clientes, a prioridade foi providenciar uma subestação móvel de 25 MVA para suprir o abastecimento. A subestação móvel veio de Belo Horizonte, distante cerca de 600 km de Frutal. A viagem teve início na madrugada de quarta-feira (19/2) e foi concluída na noite do mesmo dia, após quase 20 horas na estrada, com a chegada na subestação Frutal 2, onde as equipes da Cemig já estavam a postos para iniciar os procedimentos de conexão da subestação móvel.

Às 5h15 de hoje, após uma madrugada de trabalhos intensos e quando o dia já estava quase amanhecendo, as equipes concluíram os trabalhos de conexão da instalação móvel. Trabalho concluído? Ainda não. Faltava realizar as manobras para retornar com o abastecimento pela instalação móvel, na subestação Frutal 2, que havia sido transferido provisoriamente e em caráter de emergência para a subestação Frutal 1, com o intuito de garantir o abastecimento à população. Esse procedimento foi realizado nas primeiras horas da manhã de hoje (20/2).

Com essa atitude diante de uma situação emergencial, a Cemig reduziu para menos de duas horas o tempo de interrupção para os clientes de Frutal que poderia durar mais de 24 horas.

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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