Secretaria de Saúde realiza mobilização de combate à Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde lançou na quinta-feira (16) uma campanha de mobilização de combate à dengue. Os trabalhos estão sendo intensificados pelos agentes de saúde, os agentes de endemias e voluntários da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal. Esta semana, a ação foi realizada nos bairros Frutal II, Residencial Francisco Moron e no Conjunto Habitacional Alceu Silva Queiroz.

O objetivo da mobilização segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marília Gonçalves Martins, é orientar os moradores e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti transmissor das arboviroses, Dengue, Zica Vírus e Chikungunya.  “A ideia é realizar a ação todas as quintas-feiras na cidade e vamos informar os locais antecipadamente à população”, adianta.

A Secretária se mostra preocupada com o cenário nacional em que há a possiblidade este ano de uma possível epidemia de dengue em vários estados do país. Por isso, a seu ver é fundamental que a comunidade frutalense colabore com a mobilização contra a Dengue que vai acontecer semanalmente. “Do início de janeiro até o momento já foram notificados no município 23 casos de dengue. Por isso, o nosso plano de ação para evitar que um surto da doença seja registrado”, afirma.

Ainda de acordo com Marília, recentemente a Secretaria recebeu o resultado do Levantamento Rápido do Aedes Aegypti – Lira que apontou um índice de 7% quando o aceitável é até 5%. Por meio dele, é possível identificar e planejar os trabalhos de combate ao mosquito e descobrir que o local onde mais se encontra as larvas é justamente dentro dos domicílios.

Segundo Marília, os principais locais onde o foco do mosquito da Dengue pode se encontrado são pratos de planta, calhas, compartimento de bebedouros de água, vasilhas de água dos animais domésticos, piscinas, recipiente de água de aparelho de ar condicionado, entre outros. “Ou seja, qualquer objeto que possa acumular água”, adverte.

A Secretária de Saúde esclarece que a mobilização não é o mesmo que mutirão contra a dengue, pois a equipe vai trabalhar especificamente dentro das residências orientando o morador quanto a importância de não deixar a água parada. “Não se pode atribuir a responsabilidade no combate ao mosquito apenas ao agente de endemias, é preciso que todos se conscientizem sobre a necessidade de se fazer a sua parte”, destaca.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: