Versão digital do CRLV já está disponível para os motoristas mineiros; saiba como acessar

Motoristas mineiros não precisam mais carregar o documento do veículo quando estiverem no trânsito. Nesta quarta-feira (11), a Polícia Civil de Minas Gerais apresentou a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que deve ser renovado anualmente. A novidade permite o acesso ao CRLV pelo smartphone por meio do aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito.

“Essa nova versão vai trazer mais comodidade para cidadão, que não precisa mais estar com documento físico para conduzir o veículo. Ele pode estar com documento no aplicativo que tem a mesma validade”, afirmou a vice-diretora do Detran-MG, delegada Andrea Mendes de Souza Abood.

Tal qual acontece com a versão digital com a carteira habilitação, o documento de papel continuará sendo emitido e é a partir dele que o motorista vai poder gerar a versão digital. Em caso de fiscalização, portanto, o motorista poderá apresentar o documento digital no celular, ao invés do papel. Atualmente, o estado gasta apenas com o envio do documento impresso pelos Correios R$ 49 milhões. Vale lembrar que não é necessário ter internet no celular na hora de mostrar o documento.

Para obter o aplicativo, basta ao motorista acessar as lojas de aplicativos (Google Play e App Store) e baixá-lo sem nenhum custo. Na sequência, é necessário fazer o cadastro que é rápido e fácil. A delegada lembra que a versão digital pode ser mais prática e é bastante segura.

A iniciativa beneficia sobretudo quem compartilha o veículo com os familiares. Em vez de um documento de papel ter de mudar de mãos toda vez em que um novo motorista assume a direção, a versão digital poderá estar disponível em mais de um aparelho. “A pessoa tem que baixar o aplicativo e depois receber a confirmação para compartilhamento. Se quiser, depois pode cancelar”, explicou a delegada.

Passo a passo

– Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito;
– Acessar ao sistema do Denatran;
– Se for o primeiro contato fazer o cadastro. É preciso informar o número do CPF;
– Preencher os dados pessoais;
– Receber e-mail ou SMS para confirmar a senha;
– Cadastrar senha de quatro dígitos;
– Após o login, selecionar a opção “Veículos”, em seguida informar o número do Renavam e o Número de segurança do CRV.
– Selecionar incluir;
Pronto está disponibilizado o CRLVe em seu smartphone.

Fonte: Jornal da Manhã

*Com informações do Hoje em Dia e do Estado de Minas 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: