Frutal registra morte por suspeita de H1N1

Frutal registra mais uma morte por suspeita de H1N1. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente tem 39 anos e estava internado no Hospital Frei Gabriel. Segundo a SMS, ele deu entrada no domingo (29 de setembro) e morreu na noite desta terça-feira (1 de outubro).

Ainda de acordo com a secretária Marília Gonçalves Martins (Saúde), desde o começo da semana já foram tomadas todas as providências relativas ao caso. O resultado do exame deve ser divulgado ainda este mês. Neste ano, em Frutal, foram notificados 10 casos, sendo que apenas um foi confirmado.

Gripe H1N1 é uma doença causada pela mutação do vírus da gripe e é popularmente conhecida como gripe suína. Sintomas da doença e transmissão são bem parecidos com os da gripe comum – porém, as complicações podem ser mais graves.

O problema da gripe H1N1, que é um subtipo do Influenza A, é que ela pode levar até mesmo os pacientes à morte devido ao agravamento dos sintomas quando comparados a quadros de outros tipos de gripe.

Transmissão de H1N1

A transmissão do vírus ocorre de uma pessoa para outra, por espirro, tosse e partículas que saem da boca. Assim, é possível pegar a gripe por contato com superfícies contaminadas com gotículas respiratórias (o que pode incluir qualquer objeto).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Center for Diseases Control (CDC), o centro de controle de doenças nos Estados Unidos, não há risco de esse vírus ser transmitido através da ingestão de carne de porco, apesar do nome gripe suína.

Período de contágio

O período de incubação do vírus é de um e meio a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas.

O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre. Vale ressaltar que o período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto que nos adultos é de até sete dias. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.

Principais sintomas da Gripe H1N1

Os sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, apresentando mais alterações gastrointestinais. Os sinais mais comuns são:

Febre

Tosse

Dor de garganta

Mal estar

Cefaleia

Vômito

Diarreia

Sintomas incomuns

Outros sintomas estão presentes, mas são menos comuns:

Tremores e calafrios

Dores musculares

Dores nas articulações

Falta de ar

Coriza

Chiado no peito

Fonte: Pontalonline

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: