CAVALGADA EXPO FRUTAL 2019


Agora é oficial: começou a maior festa de Frutal. No último domingo, dia 30 de junho, a cidade parou para acompanhar o desfile das comitivas na aguardada Cavalgada Expo Frutal, preservando a tradição que remonta os tempos dos tropeiros, quando cavalos e mulas eram o principal meio de transporte no interior do Brasil.

Em dia de Cavalgada, boa parte da população sai às ruas para prestigiar o desfile ao longo de todo o seu percurso, que neste ano foi de aproximadamente 6 km. Mais do que isso, a ocasião torna-se propícia para que muita gente faça das praças e calçadas o palco de uma enorme confraternização, com reuniões entre familiares e amigos, em um clima de alegria e descontração.

Bênção dos cavaleiros

Na parte da manhã, cerca de 40 comitivas da região e demais cavaleiros independentes partiram do alto da Avenida Juscelino Kubitschek em direção ao centro da cidade. A segurança e o controle de tráfego pelas vias foram coordenados pela Polícia Militar em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e equipe de segurança terceirizada.

Há três anos, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo participa neste momento da Expo Frutal com a presença da imagem da padroeira municipal à frente da Cavalgada. “Para nós é importante ter a protetora de Frutal presente na maior festa local, que movimenta muitas pessoas, mobiliza toda a cidade. Com isso, conseguimos trazer de volta a passagem da Cavalgada em frente à Igreja Matriz, este patrimônio que é a identidade frutalense”, disse o padro Rogério Consentino de Aguiar, minutos antes de aspergir água benta nos cavaleiros em frente às escadarias da igreja.

Chegada ao parque e premiação das comitivas

Durante todo o percurso, os cavaleiros seguiram o caminhão de som que anuncia as atrações da festa agropecuária prestes a começar. Nivaldo Pacheco, presidente do Sindicato Rural de Frutal, comandou a locução e falou diretamente com cada cidadão presente, fosse de dentro da cabine ou ao descer em vários pontos do percurso.

“A Cavalgada foi muito bacana, interagimos com as pessoas nas calçadas, muitas crianças, idosos, famílias inteiras. Há pessoas que gostam da festa e não se deslocam até o Parque de Exposições, mas fazem questão de assistir à Cavalgada. Este momento representa a união da cidade. Este clima de participação das pessoas aplaudindo e vibrando com o desfile nos estimula. Que a festa transcorra na maior harmonia possível”, anseia o presidente.

A recepção dos cavaleiros no Parque de Exposições “Os Idealistas” foi com mais festa do público, que assistiu à premiação das comitivas eleitas pelo Sindicato como destaques do evento. Foram elas:

Maior comitiva: Fivela de Ouro, de Colômbia (SP)

Comitiva mais original: Rancho dos Tropeiros, de Frutal (MG)

Comitiva oriunda do lugar mais distante: Soberana, de Prata (MG)

Cavaleiro mais original: Cabo Lélio (Rancho dos Tropeiros)

Amazona mais elegante: Gasparina de Lima (Rancho dos Tropeiros)

Queima do Alho

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo esteve presente também no parque de exposições, organizando a Queima do Alho com um almoço beneficente, cuja renda será revertida em prol da reforma do ISPA e da restauração externa da Igreja Matriz.

O cardápio foi composto por arroz carreteiro, feijão gordo, farofa e mandioca cozida. Todos os alimentos preparados pela equipe de voluntários da paróquia foram doados pela própria comunidade frutalense.

Abertura oficial e tarde de festa

Após a passagem das comitivas, teve início a cerimônia oficial de abertura da 48ª Feacif Expo Frutal 2019. A solenidade foi marcada pelo hasteamento da bandeira do Brasil por parte do Major Ivanildo Gomes dos Santos, comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, durante a execução do Hino Nacional.

Em seguida, Nivaldo Pacheco cedeu a palavra à prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges. Juntos, eles declararam a abertura da Expo Frutal 2019.

“A Cavalgada foi muito organizada, passou tranquilamente com muitas pessoas nas ruas se divertindo. Chegando ao parque de exposições, percebemos uma estrutura pronta para receber as pessoas. Parabenizamos a Polícia Militar, o Tiro de Guerra e a organização do Sindicato. Aqui são gerados empregos e renda, está sendo oferecida uma opção de cultura e diversão às pessoas. Quero convocar a população de Frutal e de toda região que venha participar da nossa festa, conhecer o espaço e se divertir”, disse Ciça.

Durante a tarde, estiveram em funcionamento o parque de diversões e as barracas da Praça de Alimentação. No palco ao lado, houve apresentação musical da dupla Suellen & Francielly.

As irmãs uberabenses já possuem 20 anos de carreira. “Essa foi nossa primeira vez em Frutal e foi demais! Ficamos extremamente felizes com a recepção desse público muito animado e lisonjeadas por estar na abertura dessa festa. Foi muito bom e esperamos voltar mais vezes”, disse Suellen, após um show com repertório variado que agitou o público presente do início ao fim.

A partir desta quarta-feira começam os shows da Expo Frutal e ainda dá tempo de garantir presença. Todas as vendas, sejam de entrada, permanente ou Área VIP, estão sendo divididas em quatro vezes no cartão. É a PROMOÇÃO 4X4, que começou no domingo e dá oportunidade para todas as pessoas participarem da festa mais bonita do Brasil!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: