Alunos de Aparecida de Minas concluem projeto Participação e Cidadania

Nos meses de maio e junho ocorreu um importante projeto envolvendo os alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada no distrito de Aparecida de Minas. O Projeto “Participação e Cidadania” foi realizado por meio de entrevistas com pessoas da comunidade e familiares com o objetivo de reconhecer aspectos importantes sobre a vida do distrito, suas potencialidades e as principais dificuldades. Como resultado do projeto, foram selecionadas 20 demandas coletadas por meio de pesquisa e das entrevistas com pessoas da comunidade que representam as reais necessidades do distrito.

Foi possível ainda que os alunos conhecessem o funcionamento dos três poderes da República no município de Frutal (MG): Legislativo, Executivo e Judiciário. O Projeto teve como uma de suas etapas a apresentação das demandas em uma sessão da Câmara de Vereadores, dando oportunidade aos alunos de conhecerem a dinâmica de um dos Poderes e exercerem ativamente o papel de cidadão. Um aluno fez o uso da Tribuna Livre, acompanhado do professor José Luiz de Paula, idealizador e coordenador do projeto, e do diretor da escola professor Marco Antônio Queiroz.

Os vereadores, em sua unanimidade, aplaudiram o projeto desenvolvido. Em outra ocasião, os alunos viveram um importante momento ao participarem de uma palestra com o Juiz de Direito Dr. Gustavo Moreira, diretor do Foro local, e ainda puderam conhecer as dependências da sede da comarca. O Juiz de Direito Dr. Gustavo Moreira fez questão de elogiar a iniciativa da escola, pensamento também compartilhado pelo presidente da Câmara de Vereadores Pedro Nascimento.

Em seguida, participaram de uma reunião com a chefe do Poder Executivo municipal, acompanhados de alguns vereadores, onde puderam apresentar o projeto e as demandas coletadas, demonstrando as prioridades de atendimento para o distrito. A prefeita de Frutal Ciça salientou que projetos como este devem ser incentivados em todos os estabelecimentos de ensino e parabenizou pelo que chamou de feliz iniciativa.

Ao final do projeto, foi feita uma avaliação entre os alunos para perceber o nível de aprendizagem e os novos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Segundo o professor José Luiz, é fundamental que os alunos percebam que necessitam estar engajados e terem a noção correta de que são cidadãos e que devem ter consciência do quanto é importante participar ativamente da vida do distrito e da cidade. Para o diretor Marco Antônio, esta oportunidade é única na vida destes jovens.

A aluna Vitória Cândida concluiu dizendo que “foi possível aprender bastante com o desenvolvimento do projeto e que enriqueceu o conhecimento dos alunos obre aspectos importantes na vida do cidadão”.

DEMANDAS LEVANTADAS DURANTE O PROJETO PARTICIPAÇÃO E
CIDADANIA PELOS ALUNOS DA E. E. PRESIDENTE TANCREDO NEVES

  1. Tratamento do esgoto despejado nas águas do Ribeirão do Cisco;
  2. Operação tapa-buracos e recapeamento das ruas do distrito;
  3. Melhoria nos serviços de saúde, com novas ambulâncias com melhores recursos para emergências, médico 24 horas e atendimento em mais especialidades, em especial pediatria;
  4. Reforma ampla (paisagismo, iluminação, sanitários, parque infantil, etc.) na praça do distrito;
  5. Melhoria na iluminação pública nas ruas do distrito;
  6. Construção de quadra esportiva para a escola municipal por meio de
    parcerias com o Governo Estadual e Federal;
  7. Incentivo à instalação de uma indústria para gerar empregos;
  8. Sinalização horizontal e vertical das ruas do distrito, com atenção especial para a frente dos estabelecimentos de ensino;
  9. Apoio mais efetivo às organizações do distrito, em especial, à CooperCisco e Associação Comunitária;
    10.Iluminação do cemitério local;
    11.Asfaltamento da estrada que liga o distrito até o cemitério;
    12.Construção de uma área de convivência para os idosos, com um projeto com
    atividades recreativas, físicas, lazer e cuidados com a saúde;
    13.Desenvolvimento de projeto educativo e esportivo para ocupação do tempo
    ocioso das crianças, adolescentes e jovens;
    14.Regularização do tratamento de água e manutenção do fornecimento contínuo para as residências;
    15.Cuidados com a manutenção dos espaços esportivos (campo de futebol e quadra coberta), com reparação na iluminação, abastecimento de água e no gramado;
    16.Manutenção das estradas rurais, contemplando toda a área do distrito;
    17.Construção de casas em programas habitacionais para famílias de baixa renda;
    18.Construção de área de lazer para a população usufruir, com pista de caminhada, quiosques, pista de skate, etc.;
    19.Oferta de cursos profissionalizantes para a juventude local;
    20.Apoio à escola estadual em seus projetos educacionais e na melhoria da estrutura física.

Marco Antônio Gaioso de Queiroz

Diretor da Escola

José Luiz de Paula e Silva
Professor responsável pelo projeto

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: