APAC Frutal realiza a 4ª Semana de Conscientização sobre a Dependência Química

Pelo quarto ano, a APAC Frutal realiza a Semana de Conscientização sobre a Dependência Química. O objetivo é orientar, informar e alertar os recuperandos sobre os malefícios causados pelo abuso de álcool e outras drogas. A série de palestras na instituição vai até a próxima sexta-feira (15).

Na abertura da Semana segunda-feira (11), foi convidada a médica infectologista e clínica geral, Tatiana Campos Mendonça que falou sobre doenças ocasionadas pelo uso de álcool, cocaína, crack, maconha e cigarro, tais como infecções sexualmente transmissíveis, cirrose hepática e o câncer. “Com esse trabalho educacional, os recuperandos passam a ter uma nova visão de mundo”, ressaltou a médica.

Na terça-feira (12), os recuperandos assistiram a uma palestra ministrada pelo cirurgião dentista e especialista em implantodontia, Valter da Silva Junior que falou sobre as consequências das drogas lícitas e ilícitas na saúde bucal. Segundo ele, as doenças mais comuns causadas pelo uso de drogas são herpes, feridas com sangramento, feridas esbranquiçadas e edemas que podem levar ao câncer bucal, uma doença grave que exige um tratamento complexo.

Também no mesmo dia, o grupo Narcóticos Anônimos de Conceição das Alagoas apresentou o trabalho do NA aos recuperandos e partilharam depoimentos de experiência com drogas no passado. No final, foram entregues fichas a dois recuperandos adictos que ingressaram na irmandade do NA e a um terceiro recuperando que já participa do grupo e que está evoluindo na própria recuperação contra as drogas.

Na quarta-feira (13), foi a vez da fisioterapeuta da UFTM, Ana Flávia Lima abordar as consequências do álcool e outras drogas nas funções motoras, fisiológicas e cognitivas; na quinta-feira (14) será a palestra do advogado Luiz Gustavo e na sexta-feira (15), a Terapeuta Ocupacional do CAPS AD, Alzimara Belo irá falar sobre mentes alteradas – Uma viagem no mundo das drogas.

(Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa APAC Frutal)

Comments

comments

rodrigoportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação.

Comentários estão fechados.