FRUTAL ENFRENTA UMA EPIDEMIA DE DENGUE, SAIBA QUAIS OS SINTOMAS E COMO PREVENIR

A cidade de Frutal vem enfrentando uma grande epidemia do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, só nesse início de ano já foram registrados 131 casos suspeitos segundo a Secretaria Municipal de Saúde, número que pode ser bem maior, uma vez que nem todos chegam até o hospital quando se encontram com alguns dos sintomas.

Fique atento aos sinais que seu corpo der, como por exemplo, febre, dor de cabeça, náuseas, machas vermelhas pelo corpo, moleza, e dores nas articulações. O diagnóstico é feito com exames laboratoriais, por isso é muito importante procurar um médico se você estiver com mais de um desses sintomas, e nem pense em se automedicar, pois alguns medicamentos até pioram o seu estado caso esteja com a doença. E o tratamento geralmente dura 7 dias e é feito com a ingestão de muito liquido e analgésicos. Nos casos mais graves de Dengue Hemorrágica, os cuidados são hospitalares, essa é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez.

PREVENÇÃO
Essa é uma das coisas mais simples a serem feitas, e depende de toda a população, não somente da administração do município, já que o mesmo faz a sua parte fiscalizando terrenos baldios para que os proprietários os mantenham limpos e sem proliferação do mesmo. E a comunidade também tem um papel importante nessa prevenção, pois deve evitar que água limpa fique parada em baldes, tampinhas de garrafas ou qualquer outro recipiente que vá acumular água, já que é nesses locais que o mosquito fêmea deposita seus ovos, fazendo isso é sem chances de o mosquito procriar e infestar a cidade cada vez mais.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: