Horário de Verão termina no fim de semana

Chega ao fim neste domingo (17) o horário de verão de 2018, que começou em 4 de novembro. Moradores de Minas Gerais mais nove estados e do Distrito Federal devem atrasar seus relógios em uma hora e ficarem atentos às configurações do aparelho celular.

Isso porque o horário de verão este ano foi encurtado e começou mais tarde, por iniciativa do então presidente Michel Temer, atendendo a pedido do Tribunal Superior Eleitoral. As mudanças na data do início do horário de verão causaram confusão para alguns brasileiros: no dia 15 de outubro, usuários de aparelhos celulares reclamaram da mudança automática para o horário de verão, obrigando alguns a acordar uma hora mais cedo. Na semana seguinte, mais clientes de operadoras de celular passaram pela mesma situação.

Vale lembrar que o fim definitivo do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo Temer, em 2017, após estudo do Ministério de Minas Energia que pontou queda na efetividade da iniciativa. Isso porque o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura, ou seja, os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

O horário brasileiro de verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas e vigorou pela primeira vez entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi revogada em 1933, sendo sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não e também por alterações entre os estados e regiões que o adotaram ao longo do tempo.

O decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017, institui a hora de verão do Brasil da seguinte forma:

“Fica instituída a hora de verão, a partir de zero do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte. A hora de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: