Frutal está em estado de alerta para a dengue

A Prefeitura Municipal de Frutal, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu o resultado do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. A pesquisa foi realizada na última semana, antecedida por chuvas fortes e altas temperaturas. O último LIRAa apontou um índice de 3,4%, ou seja, Frutal permanece em situação de alerta. Segundo o Ministério da Saúde, de 1% a 3,9%, a situação é de alerta, com risco médio de epidemia. Inferior a 1%, o índice é satisfatório e, superior a 4%, o risco de surto é alto.

O coordenador do Núcleo de Endemias de Frutal, Luiz Afonso Queiroz, afirma que apesar do serviço de visitas domiciliares serem contínuo, altas temperaturas e a presença de objetos que possibilitem o acúmulo de água torna o ambiente propício para a proliferação do mosquito, uma vez haja a presença de ovos viáveis. “Pedimos à população que nos ajude, pois tivemos um índice de 42% de depósitos em residências, ou seja, móveis, como vasos, pratos, recipientes de degelo de geladeira, bebedouros de animais, e em lixos e sucatas, os quais poderiam ser facilmente evitáveis pela própria população. Isso não pode acontecer, fazemos o trabalho com os nossos agentes, eliminamos focos, mas a população precisa nos ajudar”, destaca.

Segundo Afonso, este ano já foram notificados 28 casos suspeitos de dengue, então é necessário muito cuidado para que não ocorra uma epidemia no município. “As pessoas podem fazer denuncias caso algum vizinho tenha em seu quintal algum recipiente que acumule água, temos tentado corresponder o mais rápido possível as denuncias que chegam até a gente, os nossos agentes normalmente vão de imediato e se a pessoa continuar com o problema poderá ser notificada”, relata.

De acordo com a secretária de Saúde, Marília Gonçalves Martins, somente com apoio de todos é possível controlar o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, principalmente neste período do ano onde há altas temperaturas associadas às chuvas. “O resultado indica, dentro do plano nacional, que Frutal está em alerta e precisamos ter muito cuidado para que isso não se transforme numa epidemia. Qualquer sintoma a pessoa deve procurar atendimento médico, pois deve ser evitada a automedicação. Lembrado que além dos 28 casos suspeitos, temos um caso de dengue hemorrágica, com a paciente internada em Uberaba e isso é preocupante. Vamos nos conscientizar, porque a dengue mata, vamos juntos lutar contra o mosquito e eliminar os possíveis focos”, informa.

Outras informações pelo telefone (34) 3423-2621(Secretaria de Saúde) ou no Departamento de Controle de Endemias (34) 3423-2607.

O que o LIRAa?

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia de trabalho que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti , e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das doenças causadas pelo mosquito. A partir dos dados do LIRAa, é possível identificar os criadouros predominantes e verificar a situação de infestação do município, além de permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas. Com as informações do LIRAa, a própria população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas de prevenção.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: