Segunda semana da campanha Outubro Rosa é realizada com sucesso

Dando sequência às ações de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, o Hospital Frei Gabriel, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP e a Secretaria de Saúde de Frutal realizaram na quinta-feira (11), uma grande mobilização na região central da cidade Frutal/MG. Naquela oportunidade a população que trafegava na região conhecida como “Calçadão” teve a oportunidade de obter atendimento gratuito por profissionais da Saúde, dentre eles dois médicos ginecologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde do município e estudantes de enfermagem da Faculdade de Frutal.

O Câncer de Mama não afeta somente as mulheres, mas também aos homens. Diante deste fato o aposentado o Sr. João do Nascimento, 79 anos, não perdeu a oportunidade e foi submetido ao atendimento clínico. Para o aposentado, esta ação realizada no Calçadão foi ótima e muito importante salientando inclusive que espera que os demais homens também façam o exame. Outro aposentado que também fez o autoexame da mama foi o Sr. Ocrésio Francisco Silva, 79 anos. Para ele, esta ação foi importante porque já havia ouvido falar que o homem também pode ter o câncer de mama, sendo assim resolveu fazer o exame e em seguida elogiou o trabalho realizado pelo HFG/IBRAPP.

Foram atendidos um total de 102 pessoas, das quais 99 do sexo feminino e 02 do sexo masculino, com idades entre 25 a 80 anos. Importante ressaltar que após a realização do atendimento, para aquelas pessoas que foram identificadas como grupo de risco o agendamento para realização dos exames de mamografia já era realizados de imediato. Isto só foi possível pois houve uma parceria firmada entre os HFG/IBRAPP e o Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE, garantindo assim os encaminhamentos aos exames.

Para o gestor Fábio Daniel, esta ação comprova a grande preocupação do HFG/IBRAPP em promover ações eficientes de conscientização junto à população de Frutal. “Hoje estamos cumprindo mais um passo da nossa Campanha Outubro Rosa 2018. Estamos saindo dos limites do Hospital e indo de encontro ao público no sentido de alertar e promover medidas de combate ao Câncer de Mama. Fica aqui o nosso agradecimento a todos os profissionais envolvidos e comprometidos com o sucesso dessa ação”, finaliza Fábio.

As ações na cidade de Frutal seguirão por todo o mês de Outubro com realização de palestras que ocorrerão na Faculdade Frutal – FAF, Projeto Feliz Idade, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e na APAC Masculina.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: